Exercício Físico e o Isolamento : Propostas de Treino

Depois de termos abordado, no artigo anterior, qual a tipologia de esforço recomendado para esta nova fase das nossas vidas (isolamento social) e perceber que as formas de exercício de intensidade moderada são mais vantajosas para a nossa saúde. Vamos abordar o “como” realizar exercício atendendo aos condicionantes da pandemia.

Apesar de serem tempos desconhecidos face ao futuro da nossa vida social e das dinâmicas da própria sociedade é necessário mais do que nunca viver o presente e aproveitar o momento, encarando a crise como uma oportunidade de introspecção, mudança de atitudes, prioridades e valores.

Transforme a adversidade na possibilidade de finalmente conseguir ganhar o controle e seguir a dieta e o treino recomendado.

Tendencialmente o isolamento poderá induzir, ainda mais, o estilo de vida sedentário e por este meio a aceitação do “confinamento” domiciliário e por consequência a desistência pelo estímulo.

De acordo com o Antropólogo Desmond Morris

“Quando um homem se aproxima da reforma sonha muitas vezes poder calmamente sentar-se ao sol.

Repousando-se descontraidamente tem esperanças de gozar longos anos de vida. Se consegue realizar o sonho de se sentar ao sol pode ter a certeza de uma coisa: em vez de prolongar a vida, encurtá-la-á. A razão é simples – ele desistiu da Luta pelo Estímulo…”

A luta pelo estímulo é atualmente, mais do que nunca, uma razão de sobrevivência, que perante o aspecto poderá contrariar processos de disfunção muscular osteoarticular e postural, bem como a dor crónica associada e estados depressivos.

No sentido de promover ação e com isto levar o leitor a participar ativamente no que tem sido abordado, apresentamos propostas práticas de execução de treinos em casa.

Duas sessões de Treino Funcional através das quais o movimento corporal é reprogramado e orientado para que de um modo fácil e acessível consiga começar a ativar zonas críticas para o bom funcionamento corporal, envolvendo o “Core” e capacidades como a força, estabilidade e mobilidade.

Treino Funcional

https://www.facebook.com/municipiodesilves/videos/1295633590626143/?vh=e
https://www.facebook.com/municipiodesilves/videos/233316511243982/?vh=e

Uma proposta acessível de treino cardiovascular no sentido de promover o aumento da resistência e do metabolismo corporal.

Treino Cardio
https://www.facebook.com/municipiodesilves/videos/678501116295899/?vh=e

Por último uma proposta de treino localizado com a finalidade de exercitar a resistência e a tonicidade muscular.

Treino Localizado
https://www.facebook.com/municipiodesilves/videos/240981640312139/?vh=e

As sessões foram realizadas no âmbito do projeto “Silves Entre 4 Paredes” por um Técnico Superior de Exercício Físico e membro desta equipa Blog Kilosfera. Os exercícios realizados têm em conta a população alvo do blog, contudo, realize-os com moderação e reserva face a patologias existentes.

Lute por si e pelos outros! Melhore a sua saúde, fortaleça o seu corpo através do exercício.