7.200 , O Número Mágico !….Certo para Emagrecer.

Números mágicos já existem alguns e cada um deles por diferentes motivos. Na Nutrição também há um número mágico que é 7.200 (é assim que eu o apresento aos meus pacientes quando falamos sobre Nutrição). Sabendo o seu significado, entenderemos por que é capaz de “fazer magia”.

Primeiro, devemos saber que 1 kg de tecido adiposo (gordura) contém 800 gramas de gordura e 200 gramas de água. Como vimos no post anterior 1g de gordura contém uma energia de 9 calorias, então em 800g temos 7.200 calorías.

Por outro lado, também sabemos o significado da Taxa Metabólica Basal, do Balanço Energético e das Necessidades Calóricas Diárias (ver post  https://www.terapiadaobesidade.pt/vocabulario-da-obesidade-1/ )

Então, onde é que está a “magia”? Sabendo que esse número é a chave para entender como perdemos peso. Sim, 7200 = 1 kgr. Memorize esse dado.
Agora vamos por partes.

Se uma pessoa obesa tem certas necessidades calóricas diárias, e se todos os dias se esforçar para alcançar um balanço energético negativo ( fornecer menos calorias do que as que precisar diariamente), ela sabe que nutricionalmente está no caminho certo e de forma consciente e gratificante irá reduzindo o seu peso.

Mas, está claro, que um balanço energético negativo pode ser, por exemplo, de 100 kcal / dia menos do que é necessário, ou 650 kcal / dia, ou 837 kcal / dia, ou de 1.200 kcal diárias menos do que suas necessidades ……. e agora vem aqui a questão : então, quanto tempo é preciso para reduzir os quilos excessivos suportados?
Resposta : saiba que por cada 7.200 calorías que reduz ás que necessita, perderá um quilo de gordura (e peso!). E subtraindo e subtraindo, sem pressa, mas sem pausas = Magia !
Aquí nos lembramos do nosso Binômio de Superação = Vontade + Conhecimento

Agora, um caso prático:

Paciente A. F. R. com Índice de Massa Corporal superior a 30, um excesso de peso de 27 kg e após avaliação clínica apropriada conclui-se que as suas Necessidades Calóricas Diárias são de 1.975 Kcal / dia.
É proposto ao paciente seguir uma Dieta Mediterrânica Hipocalórica com uma aportação diária de, por exemplo, 1.200 kcal, o que significa um Equilíbrio Energético Negativo de 775 kcal por dia ( 1.975 – 1.200 = – 775). Isto significa que, em 10 dias, consumirá das suas reservas de gordura o valor de 7,750 kcal ( 775 x 10 = 7,750 ), o que se traduz numa perda de peso superior a 1 kg ( lembre-se de que, quando ” poupamos ” 7.200 kcal, perdemos 1 Kg de peso) e, nesse caso, em 30 dias terá diminuído mais de 3 kg de peso corporal.

O resto trata-se de ir equilibrando o seu Balanço Energético de acordo com os seus progressos para atingir o Objetivo Inicial de perder o seu excesso de peso e ser capaz de abordar , em condições óptimas , seu Objetivo Final : uma Alimentação Inteligente integrada com hábitos de vida saudáveis ​​para usufruir de uma vida longe dos problemas da Obesidade.

Compreende agora por que o número 7200 “é mágico” ?
Comprove! ….. Se você quiser, você pode!
Perder peso não é um labirinto: um pouco de ” Economía Doméstica-Nutricional “
( saiba como fazer as contas em € e em calorias para fazer compras inteligentes ), muita Coragem e um Suporte Multiprofissional adequado irão ajudá-lo na sua luta contra a Obesidade.
Nós vamos ensinar-lhe como fazer as contas !

Até logo !