Alimentar-nos / nutrir-nos … Sabemos como fazê-lo?

Antes de tudo, precisamos saber que alimentação e nutrição são dois processos totalmente diferenciados.

A primeira, a alimentação, é a ação externa de adquirir e introduzir alimentos em nosso corpo, enquanto nutrição é um processo biológico que ocorre dentro de nosso corpo.

Portanto, podemos concluir que:

A alimentação é a ação de comer os alimentos adquiridos para satisfazer a fome.

Nutrição é um processo biológico pelo qual nosso corpo obtém dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Uma vez esclarecidos esses conceitos, levantamos a questão: sabemos como nos alimentar e nos nutrir?

Todos conhecemos a importância vital dessa necessidade fisiológica diária. Mas, realmente sabemos como nos alimentar e / ou nos nutrir? … prestamos atenção adequada a essa tarefa vital? … de acordo com os números de casos de doenças relacionadas a esses processos, parece que uma parte importante da população ,não: obesidade, excesso de peso, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica …

Infelizmente, está  muito difundida a ideia simplista de que comemos porque é necessário sobreviver e, em muitos casos, fazemos rotineiramente sem o conhecimento e a atenção exigidos por uma necessidade fisiológica tão importante.

Os tempos que estamos a  viver são marcados por ritmos vitais estressantes, com muita ansiedade: comer rápido, onde quiser, da forma que seja sem prestar a devida atenção a essa ação. Mas também é verdade que, felizmente, mais e mais pessoas estão priorizando a importância de uma alimentação e nutrição adequadas para manter níveis ótimos de saúde.

Objetivo deste artigo: fornecer os critérios, claros e práticos, que devemos conhecer para obter uma nutrição e alimentação saudáveis.

E os resumimos em O que comer, Quanto, Quando e Como

 

1. O que comer ?..

Alimentos sazonais, reais, não processados, destacando o ato de fazer compras responsáveis (quantidade, qualidade e sustentabilidade).

Vivemos em uma das áreas geográficas mais privilegiadas do mundo, com um padrão nutricional derivado do ambiente Mediterrânico que nos torna em países com a maior expectativa de vida do mundo.

É tolice não aproveitar esta oportunidade da natureza.

Faça o download do nosso E-book de Nutrição Aqui

 

2. Quanto comer?

Esta questão dependerá do nosso estado de saúde.

Assim, em pessoas saudáveis, normopeso, recomendamos seguir os critérios de Nutrição Inteligente descritos em anteriores artigos .

Em casos de obesidade / excesso de peso, siga uma estratégia nutricional inteligente, hipocalórica e adaptada a cada caso, composta principalmente por alimentos de baixa densidade calórica, baixo índice glicémico e muito saciantes .

Em relação a este tema, recomendamos rever nossos post:

O mais importante de todo: A Nutrição….Veja Aqui

Estratégia Nutricional Inteligente: O melhor Plano Nutricional na Obesidade. Parte 1ª Aqui

Estratégia Nutricional Inteligente. Parte 2..( Ler mais )

 

3. Quando comer

Esta questão, no nosso entender, está perfeitamente esclarecida num anterior post: Padrão Horário Alimentar: Um tema de Atualidade ( Veja Aqui ) .

 

4. Como comer

 Importantíssima a nossa atitude perante o fato mesmo de comer e  que foi , devidamente descrita pela nossa colega psicóloga Dra. Elisa Monteiro  no seu post “Saborear” com todos os seus sentidos! O papel da atenção plena no comportamento alimentar … Veja Aqui

Não esqueça: A saúde é atitude!