Caminhadas para Perder Peso?….Bem feitas, SIM

Nos tempos que correm a falta de disponibilidade para encontrar horas para ir ao ginásio fazem que muitas pessoas abandonem a prática de atividade física. Mas há uma forma mais simples de conseguir hábitos adequados de atividade física que nos ajudem a perder peso: Caminhar. Só é preciso de uma técnica adequada e a motivação suficiente para adquirir regularidade. Vamos ver como realizar corretamente as caminhadas para perder peso.

Emagrecer caminhando é possível!

Como acontece com qualquer outra atividade física que se pratique com regularidade, caminhar faz o nosso metabolismo queimar calorias, transformar os glúcidos e gorduras em energia. Já sabemos que um balanço energético negativo é sinónimo de perda de peso.

Se realizamos as caminhadas com a técnica e regularidade adequadas junto com um Plano Nutricional inteligente para a perda de peso o sucesso está garantido, sem dúvida.

ver posts:

https://www.terapiadaobesidade.pt/30045-2/

https://www.terapiadaobesidade.pt/estrategia-nutricional-inteligente-parte-2/

Com as caminhadas vamos aumentar a nossa massa muscular e portanto também o nosso consumo energético o que vai permitir a utilização das reservas energéticas armazenadas no tecido gordo com o resultado desejado de diminuição da gordura acumulada.

3 sessões por semana de 30 minutos com técnica adequada vão ter resultados evidentes em 2-3 meses…..É muito tempo?…então ainda não esta mentalizado para confrontar o problema da sua obesidade…..Isto de perder peso “ é uma corrida de fundo” onde a constância é fundamental para adquirir o hábito.

Qual é a técnica adequada para queimar mais calorias ao caminhar?

Há que caminhar rápido:  deve percorrer 1.5 quilómetro em 10-15 minutos. Calcule as distâncias e estabeleça o seu percurso. Ao caminhar rápido vai observar que seu coração também aumenta o ritmo. Só quando alcançamos 70% da nossa frequência cardíaca máxima é quando vamos queimar calorias. Mas, como sabemos a nossa frequência cardíaca máxima? ..é simples = 220 menos a idade.

Por exemplo: mulher de 43 anos de idade, será 220-43 = 177 batimentos cardíacos por minuto. Então o 70% de 177 = 119 bpm.  Calcule qual será a sua e caminhe nessas frequências cardíacas.

Tem que conseguir a sua passada certa: tem que encontrar a sua passada adequada que não afete a fluidez dos movimentos. Como fazer? Caminhe vinte passos em linha reta, de ombros relaxados e o peito erguido. Se observa que sua cabeça se mexe de mais e sente um ligeiro esticamento na sua coxa significa que as passadas são maiores do que deve dar. Tem que provar diferentes tamanhos das passadas até encontrar aquela que lhe permita caminhar rápido e confortavelmente. Concentração e pouco a pouco chegará à passada certa!

Mexer as ancas e bacia: Ao mudar as passadas vai observar que a bacia e ancas mexem mais e este movimento será mais natural conforme avançar com as passadas ótimas. Esta mobilidade tem que ser fluida, mas sem ser acentuada de mais.

Tem que pisar corretamente: apoie no chão primeiro o calcanhar e a seguir os dedos do pé para obter impulso. Nunca arraste os pés nem os levante de mais.

O tronco deve estar bem posicionado: Não só caminhamos com as pernas…Costas e peito direitinhos!

A cabeça em posição neutra: não deve estar nem para em cima nem para em baixo. O queixo deve estar paralelo ao chão e olhar para frente.

Os ombros relaxados

Os braços flexionados formando um angulo de 90º e não feche a mão; o polegar deve contactar levemente com os dedos.

E agora uma proposta muito interessante: A Marcha Nórdica

Entre neste link e faça uma descoberta muito saudável:

https://www.newfeel.pt/conselhos/forma-silhueta-saude-todos-os-beneficios-da-marcha-nordica-a_15359

Sedentarismo e saúde são incompatíveis !

Não esqueça:  Uma abordagem integral da Obesidade, onde se combine uma alimentação saudável e equilibrada com atividade física, apoio psicológico e tratamento médico, é considerada a fórmula mais eficaz para um emagrecimento saudável que se possa manter ao longo do tempo.

Veja aqui a nossa Proposta Integral: https://www.terapiadaobesidade.pt/proposta-integral/

A Saúde é Atitude!