Comece bem! Comece cada dia com… o pequeno almoço e junte um ingrediente especial: um pensamento encorajador!

Muitas pessoas, saltam o pequeno-almoço, pelos mais variados motivos… por falta de tempo, com o intuito de perder peso ou por qualquer outra razão…. Contudo, este comportamento, frequentemente conduz a que se coma de forma descontrolada, trazendo ainda outras consequências. Quando não tomamos o pequeno-almoço, ficamos em desequilíbrio metabólico e ocorrem alterações nas curvas de açúcar do nosso organismo, reflectindo-se, particularmente, na produtividade, aprendizagem e concentração nas tarefas da manhã, além do que, este comportamento, com o tempo, contribui para aumentar o risco de desenvolvermos algumas doenças, tais como o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2, obesidade, entre outras…

Recorde que, quando iniciamos o ciclo de sono… deixamos de ingerir alimentos, contudo o nosso organismo continua a trabalhar de forma a garantir o correcto funcionamento das nossas funções biológicas. Quando acordamos, damos início ao ciclo de vigília… pelo que precisamos de ingerir alimentos nutritivos, a fim de proporcionarmos ao nosso organismo, um início de dia adequado e equilibrado, restabelecendo toda a energia que este precisa para o seu bom funcionamento e para conseguirmos começar o dia com energia física, cheios de boa disposição e motivação.

O pequeno-almoço é, pois, fundamental, dado que por ser a primeira refeição do dia, vai interromper o jejum de várias horas, repondo os níveis de energia do organismo.

Quando falamos na importância do pequeno-almoço, tenhamos em mente que, tão importante ou mais do que a refeição, é a escolha dos alimentos que a compõem. As substâncias nutritivas, que vamos ingerir na primeira refeição, vão contribuir para um aumento dos níveis de energia, concentração e desempenho, dado que funcionam como um despertar das nossas células cerebrais, provocando um aumento do rendimento físico e intelectual.  De modo que, para começarmos bem o dia e da forma mais saudável possível, precisamos de ser cuidadosos na sua preparação, enriquecendo-o com nutrientes considerados essenciais, de uma forma variada e equilibrada, combinando hidratos de carbono e proteínas (de que são exemplos: ovos, iogurtes, leite magro, bebidas de arroz, soja, …), fibras (que podemos encontrar no  pão integral, cereais integrais com baixo teor de açúcar, frutos secos e sementes de linhaça, chia,…) e vitaminas (presentes na fruta, também, importantes fontes de antioxidantes, fibras e minerais).

Evite alimentos muito calóricos e pobres nutricionalmente, tais como pão ou bolachas com pepitas de chocolate, bolos, cereais de pequeno-almoço demasiadamente processados, refrigerantes e alimentos ricos em gordura, como fritos, folhados e salgadinhos, pois se já por si, não são saudáveis ao longo do dia, o impacto que causam ao pequeno-almoço ainda é maior, após um período de jejum!

Tenha presente que, tomar um pequeno almoço saudável, tem além das já referidas, muitas outras vantagens, desde o fortalecimento do sistema imunitário, o facilitar a regulação do transito intestinal e eliminação de toxinas, melhorar o rendimento físico e intelectual, diminuição da ansiedade e irritabilidade, bem como a manutenção da sensação de saciedade durante mais tempo, reduzindo a tendência de compensar nas refeições seguintes. Não é por acaso que, estudos sobre obesidade, fazem referência a uma relação directa entre um pequeno almoço rico em proteína, bons hidratos de carbono e gorduras saudáveis, e uma maior saciedade e menor ingestão calórica ao longo do dia. O que contribui para uma melhor gestão do peso!

Até aqui, abordámos alguns dos benefícios de incluir na nossa rotina diária: tomar o pequeno almoço!

A um pequeno almoço saudável e nutritivo, sugerimos que adicione um ingrediente especial: um pensamento encorajador que fortaleça a sua motivação para começar o dia da melhor maneira. As frases inspiradoras sobre a vida são ferramentas incríveis para ser mais feliz no seu quotidiano. É certo que a vida tem muitas adversidades, não obstante, a maneira como as encara fará toda a diferença!

O pensamento encorajador tem um imenso poder! Influencia positivamente a sua mente, emoções, humor, comportamento, a sua relação consigo mesmo/a, bem como a sua relação com os outros… em termos gerais que, podemos dizer que, influencia… o seu nível de satisfação com a vida e felicidade que sente!

 

Como por isto em prática? Segue uma sugestão…

 

1) encontre uma caixinha de que goste;

2) pesquise (na internet, livros, perguntando a amigos e conhecidos, …) pensamentos positivos, inspiradores, encorajadores;

3) cada vez que encontrar um pensamento de que gostou, escreva-o num papelinho;

4) coloque os papelinhos com os pensamentos que vai encontrando na referida caixinha…

5) todos os dias, enquanto toma o pequeno almoço tire um pensamento, reflicta no mesmo, pense em como pode aplicá-lo, partilhe-o com as pessoas à sua volta, alimentando uma cadeia de pensamentos motivadores, construtivos e saudáveis.

6) … continue, também, a alimentar a caixinha dos pensamentos encorajadores 😊!

 

E por agora deixamo-lo/a a reflectir e desejamos que…

 

Comece bem! Comece cada dia com… o pequeno almoço e junte um ingrediente especial:

…um pensamento encorajador!

 

Lembre-se… é uma questão de hábito! E os hábitos desenvolvem-se! 😉