Como desfrutar das férias de Verão em tempo de pandemia…?

O Verão chegou e com ele a expectativa de poder desfrutar de alguns momentos de descanso, lazer e de saída da rotina. É certo que ainda vivemos um tempo de certas restrições associadas à pandemia, não obstante, estas tanto podem conduzir a que nos sintamos desanimados e limitados, como também podem ser convertidas num estímulo para a criatividade, fazer as coisas de outra forma e abrir outros horizontes. 

 

Tenha presente que, as suas férias ou o tempo que tenha livre, serão aquilo que fizer com eles! 

 

O ajuste de expectativas, a capacidade de adaptação e a flexibilidade, serão bons aliados a ter por perto para lidar com a mudança, a incerteza e a imprevisibilidade!

 

Como fazer para desfrutar de um tempo de pausa?

 

Estabelecendo o compromisso com a importância de viver as férias de forma tranquila, respeitando as medidas de prevenção e protecção. 

Converse sobre o assunto em família ou com as pessoas com quem for de férias, sobre como cada um pode contribuir para este compromisso, mesmo em tempos de pandemia. Lembre-se que, mesmo de férias, é natural que, face à circunstância excepcional em que vivemos, sintamos ansiedade, medo e preocupação. O ritmo de adaptação de cada um e os sentimentos devem ser respeitados, mantendo as estratégias para a sua minimização. 

 

Para não ser apanhado/a de surpresa, consulte as fontes oficiais de informação sobre as recomendações actuais e medidas de restrição impostas. Tenha em conta que existem regras próprias e distintas, a nível nacional e internacional, para as mais diversas situações. 

 

Relembramos alguns links que poderão ser úteis: 

 

Ajustando as expectativas!

Os planos poderão ter de ser ajustados em função das medidas e situação em vigor. Tenha em mente que, estas não são as férias do passado, nem do futuro! São as férias possíveis e, sobretudo, são aquilo que fizermos delas. Ter umas boas férias depende de si (e de quem estiver consigo)!

 

Estando atento/a, para poder relaxar!

Pode parecer um paradoxo, mas não é! Em situações de crise, tendem a existir tentativas de aproveitamento e/ou burla relacionadas com a marcação de férias. Mantenha-se atento/a a possíveis fraudes, confirmando a veracidade das fontes e ofertas apresentadas, fazendo escolhas que reduzam a probabilidade de cancelamentos e privilegiem espaços seguros, para que possa relaxar e descansar. 

 

Pesquisando e partilhando possíveis actividades a realizar neste período. 

Pesquisar e fazer um levantamento das opções possíveis e viáveis, quanto a actividades a realizar neste período, dentro de casa e ao ar livre, mantendo sempre presente os pressupostos e cuidados a ter, relaxar e divertir-se, em segurança. 

 

Fazendo com que as férias… sejam mesmo isso!

Com mais ou menos condicionantes, as férias distinguem-se dos restantes períodos do ano, pela alteração das rotinas e horários, pela possibilidade de realizar actividades que habitualmente não realizamos. 

 

Independentemente de gozar ou não as férias em casa…

 

Marque o início (e o fim) do período de férias com alterações nas rotinas, horários e actividades que realiza durante o dia e prepare esse tempo para ser um tempo de descontração e de vida saudável!

 

 

Continuamos a desejar que desfrute das suas férias, 

da melhor forma possível, com saúde e em segurança!