Como está a sua ingestão de água? Benefícios e estratégias para se manter hidratado/a…

A água é essencial à vida! Lembremos que o nosso corpo é constituído principalmente por água, sensivelmente 60 %, ainda que a percentagem varie de acordo com o sexo e a idade.

A água é vital para, praticamente, todas as funções do nosso corpo e diariamente perdemos uma quantidade considerável através da respiração, da transpiração, da urina e das fezes. É fácil entender por que o nosso corpo agradece a rotina de hidratação, sendo que, a quantidade exacta deve ser adequada ao peso corporal e à atividade física desenvolvida por cada pessoa. Não obstante, a EFSA (sigla da European Food Safety Authority ou Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) considera adequada uma ingestão diária de 2 litros de água para mulheres e 2,5 litros para os homens (isto inclui a água das bebidas e dos alimentos). Ainda de acordo com a Direção-Geral da Saúde, deve-se beber pequenas quantidades ao longo do dia, antecipando a sensação de sede, e ingerir alimentos ricos em água, tais como sopas, frutas e saladas.

Assim sendo, alguns dos benefícios associados à ingestão de água ao longo do dia

  • ajuda a regular a nossa temperatura corporal
  • ajuda na digestão
  • ajuda a regular o trânsito intestinal
  • os rins funcionam melhor
  • ajuda a eliminar toxinas
  • diminui a retenção de líquidos e reduz o inchaço
  • promove a melhor circulação sanguínea
  • ajuda a manter a pele hidratada
  • contribui para cabelos mais saudáveis

E beber mais água pode ajudar a emagrecer!!!Mas atenção: a água, por si só, não vai fazer com que o número na balança diminua. O seu consumo, por exemplo antes das refeições, pode aumentar a sensação de saciedade e contribuir para a redução da quantidade de alimentos ingeridos durante as mesmas, resultando numa maior redução do peso. Contudo, é preciso manter, no geral, uma alimentação equilibrada e saudável, bem como incluir a prática de exercício físico. Sem isto, dificilmente, conseguiremos nos manter em forma a longo prazo.

Como vimos até aqui, beber água tem inúmeras vantagens! A água é mesmo uma grande aliada da nossa saúde e bem-estar, devendo estar presente na nossa rotina de forma significativa. Contudo, apesar de ser a bebida mais saudável, que melhor se adapta ao nosso corpo e de não fornecer nutrientes energéticos, por vezes, beber este líquido precioso é para algumas pessoas um verdadeiro sacrifício! Mantermo-nos bem hidratados é uma questão de saúde, mas nem sempre é fácil de conseguir.

Deixamos por isso, algumas estratégias a que pode recorrer para aumentar a sua ingestão ao longo do dia:

  • Escolher uma garrafa de água especial: passe a trazer consigo uma garrafa de que goste particularmente, … este pode ser um estímulo extra para ter vontade de beber mais água e habituar-se a que esta seja a sua principal bebida, em vez de bebidas açucaradas ou refrigerantes.
  • Estabelecer objetivos:  não deixe ao acaso ou só para quando se lembrar… defina as suas metas e os seus objectivos quanto à hidratação do seu corpo/ quantidade de água a ingerir e procure alcançá-los! Escreva lembretes em post-its, crie marcações com as horas de beber água na sua garrafa, instale uma aplicação/ app para o efeito ou defina um alarme no telemóvel ou no computador
  • Beber infusões: se tiver dificuldades em beber água pela ausência de sabor desta, pode preparar   infusões com sabores, tais como limão, gengibre, hortelã, … e incluir na sua rotina os que mais gostar.
  • Monitorizar a ingestão de água e lembrar de se recompensar: poderá fazer um registo  visualmente apelativo da quantidade de água que ingere cada dia e em função dos objectivos atingidos diária e/ou semanalmente, recompensar-se, por exemplo, com alguma actividade agradável
  • Incentivar os seus colegas: se tem a oportunidade de trabalhar em equipa ou juntamente com outros colegas, uma forma divertida de aumentar a ingestão de água, pode ser por definirem, em  conjunto objectivos e criarem incentivos para quem os atingir.
  • Consumir alimentos ricos em água: é importante salientar, que devemos incluir a água na dieta de outras formas, dado que uma rotina alimentar saudável requer outras fontes de água, tais como sumos naturais, frutas, legumes e sopas. A melancia, o tomate, a maçã e a cenoura crua são excelentes opções de alimentos saudáveis que são ricos em água. Invista neste consumo!

Estas são apenas algumas estratégias! Poderá pensar em outras que sejam atractivas para si! Tenha em mente que, a água é essencial na nossa dieta diária! Aumente o seu consumo ao longo do dia e sinta-se melhor 😊!