Como os psicólogos ajudam no controlo do peso?

Quando se trata de perder peso, o recomendado é comer menos e fazer mais exercício. Contudo, controlar o peso vai mais além! Envolve um maior autoconhecimento, que passa pela compreensão e gestão de pensamentos, sentimentos e comportamentos que podem interferir e boicotar os seus objectivos de perder peso.

 

Os psicólogos são profissionais de saúde, especialistas, em ajudar as pessoas a fazerem mudanças de comportamento e de estilo de vida e, neste campo específico, que auxiliam no controlo de peso.

“Na Terapia da Obesidade.pt, somos uma equipa de saúde, onde a saúde mental, física e serviços médicos estão integrados.”

 

A procura de ajuda psicológica pode ocorrer por diversos motivos. As pessoas podem procurar ajuda simplesmente para controlar o peso ou porque têm problemas de peso relacionados com doenças crónicas de que são exemplos a diabetes, doenças cardíacas ou outras condições clínicas como a depressão, ansiedade ou distúrbios alimentares.

 

O que acontece durante as consultas?

Uma consulta inicial com um/a psicólogo/a geralmente envolve a recolha de informação sobre a sua história de vida, bem como das suas preocupações. Este profissional procurará conhecer os seus objetivos de controlo de peso, tentativas anteriores nesse sentido, história clínica/médica, níveis de stress, a sua situação de vida actual, bem como as suas fontes de apoio social (família, amigos,…). 

 

Além destes aspectos, irá querer conhecer os seus hábitos e atitudes em relação à alimentação, à perda de peso, bem como em relação à sua imagem corporal, uma vez que nem sempre apoiam os objectivos de saúde, alguns exemplos de crenças não saudáveis comuns: “estou feliz mereço comemorar, vou-me presentear (com comida)”; “estou triste preciso do conforto que um gelado ou chocolate me dá”; “agora que fiz exercício, posso comer o que me apetecer”; “sou um fracasso porque não consegui perder peso”. Ao pensar e agir assim, é grande a probabilidade de estar a boicotar os seus esforços para perder peso.

 

Em consulta de psicologia é promovido o diálogo e reflexão sobre os desafios que identifica e sente para fazer escolhas saudáveis, bem como os gatilhos que o/a levam a fazer escolhas na direcção oposta. A ansiedade, depressão e transtornos alimentares, como a compulsão alimentar, são condições que também são avaliadas em consulta, dado que podem estar a contribuir para os problemas de peso.

 

Como é desenvolvido um plano de tratamento?

Após a primeira consulta, o/a psicólogo/a geralmente têm uma visão abrangente do paciente. As áreas onde manifestar bom funcionamento é encorajado/a a continuar, quanto às áreas que forem identificadas como de necessidade e dificuldade relacionadas com o controlo de peso, estas serão alvo do trabalho terapêutico. Após a consulta inicial, o psicólogo e o paciente marcam as consultas de acompanhamento e começam a traçar um plano de tratamento.

 

Os planos de tratamento variam de pessoa para pessoa e geralmente envolvem a aprendizagem de comportamentos de auto-monitorização/ auto-observação, mudança de crenças disfuncionais, desenvolvimento de novas competências para lidar com as situações e mudanças nos ambientes de casa, trabalho ou outros, que apoiem e promovam os seus objectivos de saúde. Um/a psicólogo/a irá ajudá-lo/a enfrentar os obstáculos à perda de peso, a identificar maneiras construtivas para mudar hábitos pouco saudáveis ​​e desenvolver novas competências comportamentais e formas de pensar.

 

Sobre progressos e duração do tratamento…

Mesmo após algumas sessões, poderá começar a notar mudanças (p. ex. desafiar crenças anteriores sobre alimentos e desenvolver novas crenças que apoiem ​​os seus objetivos em termos de saúde).

A duração do tratamento é variável e conversada entre psicólogo/a e paciente. Pessoas com ansiedade e depressão acentuadas, distúrbios alimentares ou condições crónicas de saúde física podem requerer um tratamento mais longo e/ou mais frequente. 

 

O objetivo final é ajudá-lo/a a desenvolver as suas competências e potencial, para que possa levar uma vida saudável! A escolha é sua!