É Tempo de Recomeçar

Durante o longo período de férias escolares, período este muito aguardado pelas crianças, e no qual os pais de alguma forma hipotecam as regras que haviam sido implementadas durante o período letivo, o rigor com os horários diminui mas a cumplicidade e o tempo de diversão aumentam, é o tempo das famílias.

Pela maior disponibilidade de tempo e ausência de pressões quotidianas, é este o momento para criar hábitos saudáveis nas crianças e jovens para combater o sedentarismo, umas das principais causas da obesidade infantil.

São necessários 90 dias para que o exercício físico seja integrado no nosso quotidiano e seja visualizado como uma rotina. O período de férias letivas cabe nesta janela temporal na perfeição…

Podemos e devemos despertar o interesse das crianças pelo exercício e o truque é: usar esse interesse criado no período de férias e fazer uma extensão ao período letivo, é possível que a nova rotina permaneça mesmo durante as aulas.

Como exemplos de atividades que podemos realizar com as nossas crianças em tempo de pausa temos: atividades ao ar livre, prática de desportos ligados ao mar, refeições em família, saudáveis de preferência e uma mão cheia de variadas hipóteses económicas e com muito interesse para as famílias. Assim é possível usufruir as férias de uma forma “light” e “green” aproveitando também todos os benefícios que a natureza nos dá e com isto melhorar o estilo de vida, quer dos miúdos quer dos graúdos. Educar vai muito para além de simplesmente impor regras, pelo contrário educar passa por isto, viver experiências juntos, partilhar sabedorias, fomentar hábitos saudáveis, portanto este período pode ser utilizado também para fortalecer os laços familiares. É preciso evitar o sedentarismo dos dias atuais. demasiadas horas á frente de dispositivos eletrónicos, ausencia de actividades na rua,horários muito apertados…

As crianças são o reflexo dos adultos que têm em casa. A convivência com um estilo de vida ativo e saudável em família reflete positivamente a formação de uma criança menos sedentária.

É preciso gradualmente virar a página do sedentarismo. Vamos agir e vamos tornar-nos referência para as nossas crianças e jovens de uma forma ativa. Vamos ser o exemplo da melhor forma possível, vamos usar como citação diária: TOCA A MEXER

Até já!