Emagrecer com segurança: Uma questão de Saúde

“Quanto peso posso perder num mês de forma segura, sem pôr em risco a saúde?”

Esta é uma pergunta extremamente importante. 

O grande problema de saúde que implica a Obesidade e o grande número de casos de obesos nas sociedades evoluídas, faz com que continuamente aparecem anúncios publicitários a dizer “perca peso rápidamente” ou “perca 7 kg numa semana”…Fugir de aqueles que prometem perder muito peso em pouco tempo.

 

Milhares de pessoas partilham o mesmo desejo: emagrecer

Muitas delas seguem os caminhos mais racionais e vão à procura de profissionais da saúde especialistas para perder peso, mas também há outras pessoas que decidem iniciar “ dietas milagrosas “ que garantem eliminar rapidamente os quilos em excesso. 

 

Mas quanto peso se deve perder num mês? Obviamente trata-se de emagrecer com segurança, sem riscos para seu organismo. Portanto estamos a falar de um processo de emagrecimento saudável.

 

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (DC, pelas suas siglas em inglês), e nós concordamos com esta entidade de saúde, uma pessoa pode perder entre meio kilo e um kilo por semana de forma segura. Por isso, se estendermos essa cifra por  um mês inteiro, vamos conseguir uma perda de peso entre 2 e 4 quilos mensais

 

Se acha que esta quantidade é pouco significa que ainda não compreendeu que emagrecer é um processo que precisa do seu tempo, de regularidade e de constância para modificar aqueles hábitos negativos que levam até situações de Pré-obesidade ou Obesidade mesmo. 

 

Imagine que consegue realizar um tratamento certo durante um período de tempo adequado , por exemplo 5 meses  e com um ritmo de perdas médias de aproximadamente 3 kg por mês. Neste caso teria atingido uma perda de peso de 15 kg ( cifra já importante) e ainda mais importante tê-lo feito de forma segura.

 

 Emagrecer com segurança significa ser consciente de que é necessário tempo,  manter uma atitude positiva e envolver-se no seu processo de emagrecimento. Para além de perder peso, o facto  mais relevante é aprender a  manter esses objetivos saudáveis ao longo do tempo.

 

Emagrecer com segurança é emagrecer com saúde.

Este é o critério que nós seguimos para o tratamento  da Pré-Obesidade e Obesidade: 

Emagrecer em segurança para adquirir qualidade de vida que é o objetivo final do tratamento . Como profissionais da saúde devemos atuar sempre com o rigor que supõe  tratar da saúde das pessoas e devemos fazê-lo desde a evidência científica evitando sempre as consequências negativas  de uma publicidade enganosa e que nestes casos pode tornar-se numa publicidade até perigosa para a sua saúde.

 

O Foco está na sua Saúde. Seja inteligente consigo próprio e fuja de perdas de peso rápidas. 

A Saúde é Atitude !