Época festiva e autocuidado… que sentido?! Algumas estratégias para o bem-estar…

Esta época festiva é, para um grande número de pessoas, repleta de agitação, muita emoção em ver a família e amigos, mas também de stress, viagens, longas filas, preocupações em torno do planeamento e preparação, enfim…é repleta de uma série de emoções, desde positivas a negativas!

Para muitos, significa planear e cuidar dos outros, deixando pouco tempo para cuidar de si mesmos. 

Tenha em mente que, reservar um tempo para cuidar das suas próprias necessidades e emoções, não é um luxo! Sabe o que dizem os comissários de bordo, como parte dos seus preparativos de segurança? Dizem que, deve colocar a sua própria máscara de oxigênio, antes de ajudar os outros! Portanto, cuidar de si mesmo/a e das suas necessidades, pode ajudá-lo/a a apreciar e encontrar mais significado nesta época festiva!

 

Deste modo e, visando promover o autocuidado, seguem algumas ideias:

  • Programar, regularmente, um horário para participar de actividades de autocuidado – por exemplo: exercício, meditação, um passatempo de que goste… são hábitos saudáveis que podem tornar-se parte da sua rotina. Uma forma de promover a regularidade destas actividades, será por programá-las, no mesmo horário, todos os dias e/ou definir um alarme para o/a alertar, em vez de deixar ao acaso ou só para quando se lembra.

 

  • Praticar a gratidão pelas pessoas e acontecimentos da nossa vida – para tal prestemos atenção a coisas positivas, simples e pequenas! Ajudará reflectir e, por exemplo, escrever num diário ou caderninho especial dedicado a esse fim, o que apreciamos na nossa vida e/ou partilhar com outros significativos a gratidão que sentimos, …

 

  • Desenvolver o hábito de fazer, regularmente, respiração profunda ou outras técnicas e actividades de relaxamento – incluindo ouvir música suave, exercícios de visualização fazendo uso de todos os sentidos, meditação, …

 

  • Sintonizar as emoções que estamos a experienciar – as emoções podem ser positivas, negativas ou uma combinação de ambas. Não as ignoremos, pois são importantes indicadores! É importante prestarmos atenção aos nossos sentimentos e registá-los.

 

  • Procurar compreender o que poderá estar por detrás das nossas emoções negativas – para algumas pessoas, as emoções negativas podem estar relacionadas com sentirem-se sobrecarregadas ou com expectativas ou objetivos irrealistas de si mesmas e/ou de outros. Além do que sentimos, registar também, o que estamos a pensar, nesses momentos, ajudar-nos-á a descobrir o que nos está a inquietar e a realizar os ajustes necessários para o nosso bem-estar.

 

  • Avaliar para gerir o nosso nível de stress – neste sentido, ajuda registar o nível de stress que vamos sentindo, em vários momentos do dia, bem como tomar nota da situação em que nos encontramos (se estamos próximos de certas pessoas e/ou envolvidos em atividades específicas, …). Ao estarmos mais conscientes dos nossos sentimentos e do que os desencadeia, maior é a probabilidade de desenvolvermos formas construtivas de os gerir. Por exemplo, pode ser de ajuda, ter por perto, escrito num papel ou no nosso telemóvel, uma lista de actividades nas quais nos podemos envolver para relaxar por alguns minutos (seja fazer um passeio, um passatempo, um pouco de meditação, respiração, assistir a um programa de TV de que goste ou filme).

 

  • Estabelecer prioridades, partilhar, delegar tarefas e pedir ajuda – ponderemos estas possibilidades, se verificarmos que temos um sentimento de sobrecarga, que advém de acumularmos muitas tarefas e actividades, seja no trabalho, seja em casa, …

 

  • Cuidar da nossa saúde física – assegurar o descanso e sono adequados, bem como uma alimentação saudável e nutritiva, é essencial e faz parte das nossas necessidades básicas de bem-estar!

 

Lembre-se de reservar um tempo para cuidar das suas próprias necessidades e emoções!

Quando nutrimos o “sentirmo-nos bem com nós mesmos/as”, estamos a prevenir o recurso à alimentação como forma, temporária, de conforto e bem-estar!

 

Cuide de Si!!!

E… sentir-se-á melhor consigo e com os outros à sua volta😉!!!