Estão aí as férias! E agora?! Parte 1: Planear a estratégia antes de ir!

Férias!!!

Talvez para uns as férias já tenham chegado, enquanto para outros ainda vêm a caminho… seja como for, os desafios não se farão tardar e… há que estar preparado para os enfrentar!

As férias são sinónimo de passear, de muitos prazeres e de alguns exageros, onde nos libertamos de horários e hábitos diários…. É verdade…. Você merece! Pois bem, merece… sentir-se bem em férias e… também, desejamos que depois delas! Não é raro sair da rotina alimentar e da actividade física quando estamos fora de casa, mas algumas atitudes poderão ajudar a manter o seu ritmo e objectivos, de modo a evitar os arrependimentos pós-férias! Por este motivo, pensámos em deixar-lhe algumas sugestões para poder desfrutar dos seus dias de descanso, mantendo os seus objectivos e aproveitando as coisas boas da vida!

Como não voltar com excesso de peso… corporal… na bagagem…?

Planear a estratégia antes de ir de férias…

Não faça férias da sua Saúde! Utilize as férias para fortalecê-la e recuperar as suas energias! Comece por se sintonizar! Tudo começa na sua maneira de pensar! Lembra-se do cartão das vantagens e motivos para manter os seus objectivos? Releia o mesmo! Tenha-o sempre à mão, leve-o consigo, será de ajuda para manter a sua motivação e determinação! E se, em alguma ocasião, tiver dificuldade em se conter e comer coisas que não planeou, não use isso como uma desculpa para continuar comendo. Não aumente o problema continuando a comer demais, não vale a pena! Imagine as consequências de o fazer e… volte aos trilhos imediatamente! Caso contrário, é muito provável que o seu humor seja adversamente afectado até o fim das férias. Por isso, lembre-se de que, se se mantiver firme, continuará a ter prazer com cada porção que planear comer e sentir-se-á bem consigo mesmo/a, tanto durante as férias, como quando voltar a casa.

 

Peça a colaboração de amigos ou familiares com quem estiver informando-os de que, mesmo em férias, pretende continuar os hábitos alimentares saudáveis que tem vindo a desenvolver e incluir a realização de actividades físicas. Agradeça que todos respeitem a sua decisão. E se alguém lhe apresentar alguma tentação alimentar, mantenha firme a sua posição, gerindo a situação com humor e boa disposição, poderá por exemplo dizer algo como “não obrigada, estou a recuperar da minha dependência de guloseimas” ou “não obrigada, estou a poupar o dinheiro das sobremesas para comprar umas bonitas lembranças”!

Planeie os seus dias para evitar excessos. Por exemplo, se estiver a planear ter um almoço mais prolongado, tenha por objectivo comer menos ao jantar. Procure tomar refeições leves e, muito importante, não salte refeições! Pois se o fizer, terá a tendência a compensar, comendo mais na refeição seguinte à que não tomou. Ao comer em intervalos regulares, estará, ainda, a manter o seu metabolismo em atividade, queimando mais calorias!

 

Pesquise mercados próximos de onde vai ficar. Ao programar a sua viagem ou no dia em que chegar, pesquise mercados ou feiras próximas do lugar onde ficará alojado/a, tal poderá ser de ajuda na selecção de alimentos saudáveis.

 

Mantenha as suas expectativas realistas. Tenha presente que, dificilmente se perde peso nas férias, pelo que, antes de ir, pense num objectivo razoável, tal como manter o peso que tem no momento! Lembre-se, geralmente, o problema está nas vezes que enche o prato e não no seu conteúdo!

 

No próximo post abordaremos algumas estratégias para ajudar a manter hábitos saudáveis!

Até breve!