Estão aí as férias! E agora?! Parte 2: Mais algumas estratégias para manter hábitos saudáveis!

No post anterior encorajámo-lo/a a planear a estratégia antes de ir de férias. Hoje, abordaremos mais algumas estratégias que poderão ser úteis para manter hábitos saudáveis! Pois bem… comecemos por:

I.   Comportamento alimentar… o que ter em conta sobre…

            a)        Alimentos…

          Quando o hotel ou alojamento tem tudo incluído, não significa que tem de comer tudo ou todas as vezes que lhe apresentam comidas ou bebidas! Comida “grátis”, só é grátis em termos de dinheiro! Comer alimentos não planeados tem um custo muito alto, gera sentimentos de culpa e aumenta o seu peso. Precisa disso? Acreditamos que não! Como tal, sugerimos que procure manter, o melhor que puder, nos seus dias de férias o horário e o formato do regime alimentar que segue diariamente, onde a diferença será não ter de cozinhar e ter muito mais por onde escolher!

Faça escolhas inteligentes! Veja primeiro os alimentos disponíveis e realize depois a selecção do que vai colocar no seu prato, privilegiando os que têm baixo teor de gordura e de açúcar.  Sempre que se vá servir – seja ao pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar – opte por pratos de aperitivos ou de sobremesas, são muito mais pequenos do que os tradicionais e ajudam a controlar o número e o volume das porções ingeridas.

Que dizer do pequeno-almoço?

Opte por alimentos mais saudáveis e naturais, como frutas e pães integrais, bem como alguma proteína como ovos cozidos ou mexidos que o/a vão manter saciado mais tempo.

E entre refeições? Leve consigo pequenos lanches saudáveis!

Dentro da mala ou mochila, coloque por exemplo uma peça de fruta fresca, alguns frutos secos ou um pão integral com queijo, dado que contribuem para saciar a vontade de comer e ao mesmo tempo ajudam a manter-se nutrido/a de forma saudável, evitando assim que a meio do dia coma qualquer coisa enquanto caminha na rua.

Quanto a almoços e jantares…?

Tenha em atenção que, nem tudo o que parece é! Queremos com isto dizer que pode parecer que está a fazer a opção mais saudável da ementa, mas não ser bem assim. Por exemplo: ao escolher saladas e massas tenha em atenção ao tipo de molhos, cautela extra quanto a comer estes embebidos em pão! Evite alimentos com muita gordura, pois dificultam o processo de digestão. Ao servir seu prato, elogie-se por escolher alimentos que estejam no seu planejamento. Coma devagar e aprecie cada porção.

                 b)    Bebidas…

Água! Privilegie este líquido precioso em férias e fora delas! Tenha uma garrafa de água sempre à mão. Manter-se hidratado é muito importante porque muitas vezes confundimos a sede com fome!

Álcoolo consumo social de bebidas alcoólicas está, geralmente, ligado a momentos de descontração e não precisa ficar de fora do planeamento das férias. Tenha presente que a chave está na moderação! As bebidas alcoólicas possuem calorias vazias, ou seja, não têm nutrientes que beneficiem o seu organismo. Consuma-as alternadas com água, ajudará a evitar exageros, a manter-se hidratado/a e a reduzir a ingestão de calorias. Sugerimos, também, que opte por bebidas mais leves, com menos quantidade de açúcar, como por exemplo vinho, cervejas artesanais e sumos naturais.

     II.      Actividade física…

Quer tenha possibilidades de ir de férias para outro local, quer passe férias em casa, mexa-se pela sua saúde! Aproveite as atividades que cada lugar oferece!

                    a)     Férias em casa

Aproveite para descobrir o meio envolvente, caminhe por jardins, campo ou praia perto. É essencial que se mexa, até porque, quanto mais tempo passar em casa, mais tempo passará na companhia do frigorífico e da despensa!

                   b)     Férias noutro local

Esteja onde estiver, há sempre alguma coisa para fazer… procure andar a pé descobrindo os recantos do local onde se encontra, nadar numa piscina, fazer mergulho, canoagem, ténis, andar de bicicleta, passeios pedestres ou à beira mar (valorize o contacto com a natureza!), sair à noite para dançar… as oportunidades são inúmeras, estão lá à espera que as aproveite! Pesquise as ofertas que existam por perto de onde está e divirta-se a experimentar coisas novas e a queimar calorias para que depois possa comer aquele gelado, sem sentimentos de culpa!

De modo geral e, em cada circunstância, a ideia de base será…

Privação não! Sim à moderação!

Boas Férias 😉!