Exercício e o Sono. A Importância de dormir e realizar exercício físico

Apesar de ser consensual que dormir e fazer exercício são dois elementos essenciais para a saúde e bem-estar, nem sempre cumprimos os mínimos exigidos para este efeito.
A dinâmica da vida social, o contexto ambiental e laboral tendencialmente conduzem-nos para um estilo de vida não só mais sedentário mas também mais perturbador do descanso de qualidade. Vivemos num stress incessante no qual desligamos funções básicas da percepção corporal e rapidamente degradamos a saúde que depende em grande parte de dormir um sono completo.

A falta de dormir contribui para uma degradação da performance cognitiva, disposição, metabolismo da gordura, regulação do apetite e da função imunológica.
Entre os efeitos adversos da falta de dormir verificam-se o ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, doença cardíaca, enfarte, depressão o aumento do risco de morte.

Apesar da investigação estar ainda em desenvolvimento existem algumas evidências que indicam que a prática regular de exercício físico consegue aumentar a quantidade e a qualidade do sono.
Segundo Lang et al. indivíduos que estejam envolvidos num elevado nível de actividade física têm maior probabilidade de ter uma melhor qualidade de sono
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938413002230

Em sentido inverso a qualidade do sono também vai influenciar a capacidade de realizar exercício físico. Insuficiente ou baixa qualidade de sono conduz a níveis baixos de actividade física no dia seguinte.

Como e quando realizar exercício para melhorar o sono

Investigações apontam que o exercício físico realizado com uma intensidade moderada aumenta a qualidade do sono, diminuindo o tempo em que o indivíduo se deita e começa a dormir (menor tempo deitado na cama sem dormir).

Em contrapartida exercícios intensos estão associados a uma diminuição da capacidade de dormir conduzindo a um aumento do tempo entre o qual o indivíduo se deita e realmente começa a dormir.
https://www.sleepfoundation.org/physical-activity/exercise-and-sleep

– Realizar exercício físico de manhã melhora a qualidade do sono nocturno.
https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/ajpregu.00127.2015
– Perto da hora de se deitar evite exercícios vigorosos, contudo pode e deve praticar exercício de intensidade moderada.

Apesar de não se conhecer efectivamente os mecanismos fisiológicos pelos quais o exercício físico e o sono interagem, está assumido que os dois são óptimos aliados um do outro e que ambos contribuem significativamente para a nossa saúde.
Sabemos também que o exercício físico desencadeia processos internos que nos permitem lidar ou até mesmo suprimir o stress diário que, por vezes, é o que nos “tira”mais o sono durante a noite.

Compreenda estes factores, discipline o seu comportamento para integrar mais e melhores hábitos de exercício físico e de dormir. A sua saúde certamente que irá melhorar da “noite para o dia”.

Não se esqueça que no processo de emagrecimento o dormir com qualidade é um dos factores chave e por vezes é relegado para segundo plano quando deveria estar sempre em primeiro.

Se achar que precisa de ajuda para regular o seu sono e dormir com qualidade aceda a Associação Portuguesa do Sono. https://www.apsono.com/pt/