Exercicio Físico e Imagem Corporal

A imagem corporal é nos dias de hoje uma componente imperativa da autoestima. Podemos dizer que caminham juntas. Quando nos sentimos bem com a nossa imagem, a nossa autoestima apresenta-se em níveis elevados, assim como quando não estamos bem com a nossa imagem a nossa autoestima tende a diminuir.

Quando falamos de Obesidade, pensamos que uma imagem corporal saudável é “alvo de desejo”, como se de um objetivo importante se tratasse. Na maior parte das pessoas obesas a autoestima está em níveis muito baixos por diversas razões que entre elas constituem um círculo vicioso.

Imagem corporal negativa  = défice de saúde = dificuldade em movimentarse = sensação de incapacidade para resolver a situação = imagem corporal negativa

É muito frequente a sensação de que não é possível sair desta espiral desmotivadora…

Mas, na realidade É POSSÍVEL!

Se abordarmos a obesidade numa perspetiva integral, o exercício físico é uma parte fundamental para atingir resultados muito positivos, com sucesso. O exercício físico deve estar integrado num programa ambicioso, que passa pela alteração de um estilo de vida pouco saudável, em detrimento de um outro onde os hábitos, gradualmente vão de encontro ao objetivo principal: perda de peso de forma consciente.

Sabemos que inicialmente, antes de conseguir a imagem corporal pretendida, é muito mais importante lutar por atingir outros objectivos, tais como: adquirir mobilidade adequada que permita evoluir para treinos mais intensos, assim como adaptações fisiológicas ao esforço físico a partir de objectivos adaptados a cada caso. Falamos de treino Personalizado, porque cada caso  deve ser tratado de forma única.

Paralelamente aos hábitos de treino adaptados, é imperativo que se inicie um plano nutricional, igualmente personalizado.
Sedentarismo, hábitos alimentares inoportunos, não são compatíveis com um estilo de vida saudável, é preciso iniciar este processo de forma consciente.

O tempo e a sua coragem farão o resto.

Estarei cá para o ajudar nesta tarefa e juntos trabalharemos para o seu sucesso. Mudar a sua imagem de pessoa obesa, para uma outra mais positiva e saudável, será o reflexo de uma autoestima recuperada.

Força, o movimento demonstra-se andando!

Rui André
Personal Trainer