Exercicio Físico e Verão

Verão, sol, calor, praia, campo, convívio, sorrisos… a sensação de bem-estar e capacidade de realizar o que queremos cresce com a energia que o verão nos trás. Sentimo-nos melhor quando os dias são maiores, mais luz, mais energia, mais vontade de viver.

             Que tal aproveitar esta época do ano para tornar a nossa vida mais saudável?

Acordar bem cedo, tomar um pequeno-almoço, equilibrado e nutritivo, abrir a porta de casa e sair com o pé direito. Temos  muitas horas pela frente e precisamos apenas de 30 minutos do nosso dia para ficarmos mais saudáveis. É mesmo isso, 30 minutos apenas… É o tempo que necessitamos de dispender para tornar o nosso dia mais saudável.

A receita é bastante simples e está ao alcance de todos. Esta equipa integrada e multidisciplinar mostrar-lhe-á o caminho para o sucesso, no alcance dos objetivos desejados da perda de peso……. Aceita o desafio?

Começo por falar em ENERGIA: precisamos de captar a energia proveniente do SOL, mas de uma forma equilibrada. Tem que haver um relacionamento harmonioso com este, respeita-lo e aproveita-lo ao máximo. Como sabemos, o sol é uma estrela como outras que existem e produz energia eletromagnética, como uma central atómica, que emite radiações e “infelizmente” atinge a crosta terreste, como tal é preciso ter alguns cuidados.

É esta energia proveniente do Sol que permite a vida no nosso planeta: a fotossíntese das plantas, a síntese da hormona da felicidade (serotonina) assim como da vitamina D (essencial para podermos ter uma vida equilibrada). O Sol é importantíssimo na absorção do cálcio que possui um efeito anti-raquitismo, anti-osteoporose, inclusivamente proteção de alguns tipos de neoplasia tais como: neo da mama e colon, no metabolismo na diabetes tipo II e ainda tem o poder de equilibrar o nosso estado de espirito funcionando como uma espécie de anti-depressivo natural, sem químicos.

Mas atenção : a exposição solar não tem efeito milagroso se não for feita de forma equilibrada e durante todo o ano, com as devidas precauções.

Se a todas as vantagens que já vimos adicionarmos a prática de exercício físico, arrisco dizer que encontramos a equação da felicidade:

30 Minutos por dia de exercício X 30 minutos por dia de energia solar =

                                                                                          FELICIDADE

                                                                                             SUCESSO

                                                                               AUTO-ESTIMA ELEVADA

Só precisamos de 30 minutos por dia para marcar a diferença e com a prática regular de exercício evitar inúmeras doenças cardiovasculares e metabólicas, tornarmo-nos mais saudáveis.

É curioso perceber que: 80% da população tem défice de exposição solar, inclusivamente destes uma grande parte faz suplementação de vitamina D, que nexo tem isto num pais como o nosso, cheio de recursos?

E que 60% da população constitui um padrão de pré -obesidade ou mesmo obesidade!

Flagelos da sociedade que nos trazem algum grau de preocupação, porque vivemos num país em que temos tudo para poder contrariar esta tendência…Infelizmente desvalorizamos estes dados mas devemos ser mais conscientes desta realidade.

Portanto: Faça Exercício, apanhe sol de forma equilibrada, alimente-se corretamente e seja inteligente nas escolhas que faz, que nós estamos cá para ajudar.

E não se esqueça da equação da FELICIDADE.

Até já !!!