Fortaleça a sua motivação! Use o poder do elogio!

Em post anterior (ver aqui.https://www.terapiadaobesidade.pt/pos-ferias-e-comportamento-alimentar-como-manter-o-foco/), fizemos referência ao elogio, a propósito das sugestões facultadas em resposta à questão: O que fazer quando se sentir tentado/a continuar a comer o que não deve?

Neste sentido, constatámos que…

É destrutivo continuar a comer de forma impulsiva pelo resto do dia, só porque comeu alguma coisa que não estava no seu planeamento alimentar.”

 

E salientámos que…

Quando deseja continuar a comer, mas não o faz, merece elogios!

É importante dar um desconto a si mesmo/a…

é um ser humano e ninguém é perfeito!

Não faça um drama, por ter cometido um erro, pois estará a dificultar todo o processo a favor do seu bem-estar e qualidade de vida! Em vez disso, aprenda com cada situação!

 

Mas…falemos um pouco mais sobre o poder do elogio no fortalecimento da motivação!

Dar crédito a si mesmo/a pelas suas conquistas por mais pequenas que sejam e pelas suas realizações, pode não ser algo que ocorra natural e espontaneamente no seu caso, sobretudo se tiver a tendência para olhar para as coisas de forma negativa e repreender-se ou autocriticar-se por tudo o que faz de errado… Se isto acontece, não desespere! Temos um grande potencial de aprendizagem e, como tal, para minimizar essa tendência, é im- portante estar atento/a e aprender a dar crédito a si mesmo/a por tudo o que faz certo 😉! E isto pode começar a fazer a qualquer momento!

Como e quando se elogiar?

Pode começar… Agora mesmo! Pense nos momentos em que conseguiu resistir ou surpreender-se pela positiva com a sua atitude e comportamento! Comece por valorizar pequenas coisas e sempre que se envolve em um comportamento alimentar funcional!

Recordemos a importância do diálogo interior!

Elogios são palavras ou frases curtas que diz para si mesmo/a e que o/a podem encorajar, por exemplo:

 

 

  • Boa! Consegui!
  • Fantástico!
  • Isso foi muito bom.
  • Óptimo!
  • Continua assim!
  • Isso merece um elogio!

 

O pensamento autocrítico desgasta a sua confiança, levando-o/a a comer mais. Por sua vez, dar-se crédito, mesmo que parcial, por conseguir manter o compromisso com os seus objectivos, possibilita que reconsidere, mantenha a calma e continue no caminho dos hábitos saudáveis.

Dar crédito a si mesmo/a é essencial para perder e manter o seu peso!

O elogio tem o poder de reforçar a sua autoconfiança, ajuda a desenvolver e fortalecer a consciência de que é forte e tem o controlo da situação. Elogiar-se pelas atitudes saudáveis, levam a que, progressivamente, encare os seus deslizes como erros de momento e não como acontecimentos terríveis, geradores de sentimentos de desânimo e frustração.

Lembre-se, cada vez que praticar o elogio, mais espontâneo será fazê-lo… tanto em relação a si mesmo/a, como em relação aos outros e, deste modo, estará a promover os bons relacionamentos… pessoalmente e interpessoalmente!

Para ajudar a que se recorde de reconhecer os seus comportamentos positivos, deixamos algumas sugestões:

 

  • Escreva a palavra Elogio em lembretes ou post-its e coloque-os em locais onde os possa ler com frequência, por exemplo: no frigorífico, no telemóvel, no ecrã do seu computador

         Sempre que visualizar a palavra Elogio, pergunte-se:

 

Que atitudes positivas eu tive (ou que atitudes disfuncionais eu evitei) hoje?

Lembre-se de que é essencial dar crédito a si mesmo/a para desenvolver a sua auto-confiança. Pois precisará dela para lidar com os momentos mais difíceis!

       1  Reflita sobre seu comportamento de comer sempre que terminar uma refeição ou um lanche. Pergunte-se: Lembrei-me de comer devagar? Prestei atenção a cada pedaço de alimento que ingeri? Parei de comer quando a comida acabou e consegui não repetir?

      2  Tenha consigo um pequeno caderno ou bloco e uma ou duas vezes por dia, pense nas últimas horas que passaram. Faça uma lista dos comportamentos que merecem os seus elogios. Olhe para o que faz bem! Registe cada vez que mereceu elogios. No final de cada dia, contabilize e veja o resultado, utilize-o para continuar a se motivar e superar.

       3  Se não se der crédito por comportamentos essenciais, será menos provável que os pratique de forma constante e os desafios ao seu comportamento alimentar podem surgir a qualquer momento! Por isso, prepare-se para os superar, fortaleça a sua autoconfiança e motivação, elogiando a si mesmo/a todas as vezes em que pensa ou tem um comportamento funcional e orientado para os objectivos de se manter saudável!

Mantenha-se atento/a aos pensamentos autocríticos e sabotadores. Procure aprender com cada experiência e oriente o seu pensamento e comportamento na direcção desejada, assegurando que diz para si mesmo/a algo como:

“É difícil, mas vou melhorar. Na próxima vez, eu posso…”

Fortaleça, cada dia, a sua motivação… fazendo uso do poder do elogio 😉!

Até ao próximo post!