Gestão de tempo… um aliado precioso na gestão de peso e… de vida!

Pare por breves momentos e reflita sobre…

 O Valor do Tempo!

 Imagine que tem uma conta corrente e que a cada manhã acorda com um saldo de 86 400 Euros!

No entanto, não lhe é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites, o seu saldo volta a zero, mesmo que não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que é que faz?! Irá com certeza gastar cada cêntimo!!! Sabia que todos nós somos clientes deste Banco?! Este Banco chama-se TEMPO!

 

Todas as manhãs são creditados para cada um de nós, 86 400 segundos.

Todas as noites, o saldo é debitado, como perda.

Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte.

Todas as manhãs a sua conta é reiniciada, e todas as noites as sobras do dia ‘evaporam-se’.

Não há volta. Precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.

 

Por isso, a sugestão é que… invista no que for melhor, na saúde, felicidade e sucesso!

 

Sem dúvida que, o tempo constitui um dos activos mais importantes e valiosos que possuímos.

Contudo, a maioria das pessoas, tem os seus dias bastante ocupados com trabalho, responsabilidades familiares, trabalhos domésticos, eventos sociais, trabalhos voluntários e outros compromissos, de modo que, devido ao elevado número de exigências que temos no dia a dia, parece que o tempo nunca é suficiente. De facto, o tempo e a energia, não se vão fazer disponíveis por si só! Note-se que, neste campo, não serve o “deixa-andar” e o “logo se vê”Precisamos de ter uma atitude proactiva na sua gestão!

 

Se a nossa gestão de tempo se encontra comprometida… os sinais não se fazem esperar… sentimo-nos sobrecarregados Trata-se da nossa vida e do modo como a levamos, portanto, trata-se de algo muito importante e que, será do nosso melhor interesse dedicarmos-lhe a nossa melhor atenção. Por este motivo e, afim de poder tirar melhor partido do seu dia, decidimos abordar este tema, uma vez que quase todos nós podemos beneficiar da aplicação de alguns princí­pios para a gestão do tempo. Fazê-lo poderá proporcionar-nos uma maior sensação de controlo sobre a nossa própria existência, contribuir para melhorar o nosso humor e aumentar a nossa energia mental, o que é, em si, um antídoto contra o stress. A primeira coisa a fazer é, pois, planear as suas tarefas com antecedência. Existem vários métodos e, não há, necessariamente, um melhor do que os outros. O importante é ser consistente e seguir o planeamento elaborado.

Quando pensamos em estilo de vida e alimentação saudáveis, tenhamos presente que requerem um compromisso com nós mesmos! Precisamos de ter tempo para: planear as refeições, pensar nos alimentos que precisamos para as realizar, fazer listas, ir ao supermercado comprar os alimentos necessários, para estarem disponíveis e acessíveis na hora de preparar as refeições, cozinhar, sentar e comer as refeições devagar, para saborear e sentir a sensação de saciedade, comendo de forma equilibrada, fazer exercícios e reforçar a nossa motivação. Tudo isso requer força e energia mental, especialmente se e quando os pensamentos sabotadores surgirem no nosso caminho.

 

Como encontrar mais tempo?

Passe em revista a sua rotina diária, verifique como está a gastar o seu tempo actualmente e procure identificar algumas modificações e reajustes de modo a que possa incluir na sua agenda o que mencionámos anteriormente. Considere que, talvez possa precisar de ajuda para a solução de alguns problemas ou poderá precisar de pensar em alguma maneira de delegar, reduzir ou eliminar certas actividades. Preencha na sua agenda todos os compromissos da semana. Depois, para facilitar o estabelecimento da ordem de prioridades, poderá dividir essas atividades e tarefas em três categorias: essencial, altamente desejável e desejável. Em seguida faça as suas decisões em conformidade.

 

Uma boa estratégia para lidar com tarefas de grande dimensão e facilitar o seu planeamento é dividi-las noutras mais pequenas e exequíveis. Além disso, para obter melhores resultados, quando estiver a realizar uma tarefa, concentre-se no que está a fazer.

 

Evite adiar tarefas menos agradáveis ou deixá-las para o último momento, por mais tentador que pareça, dado que facilmente se poderão transformar numa fonte de stress.

Quando aceitamos o facto de que ter um estilo de vida e fazer refeições saudáveis requerem tempo e energia e de que precisamos adaptar o nosso planeamento diário, apercebemo-nos de que à medida que colocamos em prática e persistimos na nossa nova rotina, tais actividades começam a tornar-se automáticas. Os hábitos somos nós que os desenvolvemos e reforçamos!

 

Lembre-se…

O relógio está a correr…!

O tempo não espera por ninguém!

Faça o melhor para o seu dia a dia!

Valorize cada momento que tem!

Apesar de não podermos alterar o número de horas que um dia tem, podemos interferir na sua Gestão.

 

Ontem é História.

O Amanhã é um Mistério.

O Hoje é uma Dádiva! Por isso é chamado de PRESENTE!!!

 

Utilize O SEU PRESENTE da Melhor Forma! Faça uma boa gestão do seu tempo, do seu peso e da sua vida!