Monográficos Nutrição: O Ovo

 

O que apareceu primeiro, o ovo ou a galinha??

Esta questão contém em si própria uma afirmação surpreendente que diferencia o ovo de qualquer outro alimento que conhecemos: é capaz de gerar vida! Por esta razão, considerei apropriado iniciar as nossas Monografias de Nutrição com esta fonte espetacular de nutrientes, económicos e de máxima qualidade. Assim, o ovo é:

NUTRITIVO:

É um alimento de grande valor nutricional, cujo conteúdo em proteínas, vitaminas, minerais, ácidos gordos saturados e insaturados o torna indispensável numa Estratégia Nutricional Inteligente.

RICOS EM VITAMINAS E MINERAIS:

Um ovo contribui com quantidades significativas de uma importante variedade de vitaminas (A, B, D, E, entre outras) e minerais (fósforo, selênio, ferro, iodo, zinco…) e, portanto, protege o nosso corpo contra vários processos degenerativos e cardiovascular.

PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO:

Possui alto teor de proteínas de excelente qualidade, tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) as utiliza como padrão de referência para determinar a qualidade protéica de outros alimentos. Não se esqueça de que a partir do ovo podem desenvolver-se formas de vida animal.

FONTE IMPORTANTE DE COLINA

É uma das principais fontes da Colina, muito importante para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central.

BAIXO EM CALORIAS E EQUILIBRADO EM GORDURAS

O teor energético do ovo é BAIXO: um ovo de tamanho Meio contém 85 Kcal e, muito importante, a sua relação entre ácidos gordurosos insaturados e saturados é muito aceitável e altamente recomendada em termos nutricionais. Tem colesterol, é certo. Mas também tem Omega 3 que ajudam a eliminar parte desse colesterol e também contém fosfolípidos que colaboram na limpeza do chamado mau colesterol (LDL). Portanto o colesterol presente no ovo, no fim, tem pouco impacto no colesterol sanguíneo.

A sua contribuição calórica é:

– Ovo Médio (entre 60 -70 grs) Cozido = 85Kcal

– Ovo estrelado: 90 Kcal

– Omelete (1 ovo ): 95 kcal

– Ovo mexido em Azeite Virgem Extra: 100 Kcal (adicionar as calorias “mexidas”)

– Clara de ovo grande: 20 Kcal

– Gema grande: 55 Kcal

Por tudo isto, deve ser um alimento essencial na nossa dieta, sendo recomendado  tomar 4-5 ovos por semana.

Link de interesse ( com ótima tradução para o português ao carregar com botão direito) http://www.institutohuevo.com/composicion-nutricional-del-huevo/

Também solicitamos a sua atenção na compreensão do significado da Rotulagem do Ovo. Pense que ”uma nutrição inteligente, começa com uma escolha inteligente “

P.D: Os valores calóricos dos nutrientes podem ter algumas pequenas diferenças conforme a fonte consultada (Isto é Global !!)