Nestes “tempos diferentes”, mais Saúde, mais Atitude: Nutrição, Actividade Física , Autocontrole….

Há mais de um mês, na Europa e no resto do Mundo, começou uma etapa que dificilmente podemos esquecer. O ser humano sofreu uma agressão vírica, uma Pandemia que nos obrigou a todos a adotar medidas de proteção para impedir a propagação do vírus e evitar as suas consequências nefastas.

O nosso mundo evoluído ficou atónito. Como foi possível que em pleno século XXI, com a globalização, 5G …. as únicas medidas de proteção disponíveis fossem as mesmas que as aplicadas no século XIX. Este guião não estava previsto. De um dia para o outro, recebemos uma mensagem: fique em casa, mantenha distância social e faça lavagens frequentes das mãos, entre outras recomendações … enquanto assistíamos, preocupados, a uma série de eventos impensáveis alguns meses antes, quando recebemos este Feliz 2020!

Vimos como os países paralisaram todas as atividades (exceto aquelas consideradas essenciais); fechavam-se as fronteiras, as ruas estavam vazias oferecendo imagens fantasmagóricas das cidades e só ouvimos notícias de números de contágios, de colapsos de serviços sanitários, de milhares de mortes, em gráficos, que aumentavam dia após dia sem saber quando chegaria o final dessa fatídica subida.

Mas, a “nossa vida” continuava. Sim, tivemos que continuar, mas agora “dentro de 4 paredes”. Especialistas científicos alertaram: É essencial ficar em casa. E foi o que fizemos e continuaremos a fazer até que nos digam o contrário. Curioso, não? … isto de infecções e epidemias não estava mais no nosso mundo. Só acontecia no mundo subdesenvolvido, no Terceiro Mundo …

Bem, essa situação teve duas consequências, quase imediatas, de enorme importância: ao nível individual, tivemos que aprender a “gerir bem o nosso dia-a-dia” de outro modo para não sucumbir e, por outro lado, em poucos dias, observamos como a paralisação de quase todas as atividades industriais, comerciais e laborais  deram-nos uma agradável surpresa na escuridão desse novo cenário: o planeta “respirou”, a Terra (Gaia)  recuperava de nossa constante e intensiva agressão.

Curiosamente, as cidades, os nossos céus melhoraram todos os seus índices de salubridade devido a  um problema de saúde pública (surpreendente paradoxo. não?). A melhor visibilidade, pela drástica redução da poluição ambiental, ofereceu belas imagens do nosso planeta que havíamos perdido.

E, dentro das nossas quatro paredes, as pessoas começam a aprender a gerir a  nova realidade. Que faço? Como faço para ocupar meu tempo? Como me alimento? Onde faço exercício? Como vou combater a apatia e / ou ansiedade neste novo cenário….

E descobrimos que o nosso futuro como indivíduos dependeria muito de nossa atitude. Tivemos que aprender a organizar e priorizar as nossas necessidades psico-fisiológicas numa nova realidade totalmente inesperada e de forma radical… de um dia para o outro!

Assim, através do nosso Blog Kilosfera pretendemos contribuir para a adaptação a esta “nova quotidianidade” que nos permita manter a nossa saúde nas melhores condições possíveis.

Queremos ajudar a manter uma atitude saudável que “venha para ficar”, tal como acontecerá, infelizmente, com a causa desta situação: Covid-19 ( quando menos até poder contar com uma vacina eficaz).

Nesse sentido, já no post anterior, um de nossos autores, Ricardo Santos, contribuiu com um artigo prático para este novo tempo: “Atividade Física e Imunidade”. Neste quero abordar os critérios para uma nutrição saudável, que nos fortaleça, tendo também em mente este contexto diferente: limitações de espaço; diminuição da atividade física (trabalho em casa) com a consequente diminuição das necessidades diárias de calorias e com a intenção de evitar ou corrigir um dos maiores problemas de saúde que temos: o aumento de peso.

Em suma, conseguir por nós mesmos o que o planeta já está a  alcançar: mais saúde !!!.. e para isso, Mais Atitude !!! Confirmando mais uma vez as evidências científicas: modificar hábitos negativos é a solução.

Hoje em dia, mais do que nunca, consideramos relevante recorrer ao nosso

                                     Binomial de Superação: Conhecimento + Vontade.

Então … O que devemos comer? Quanto e quando?

As respostas a todas estas perguntas estão incluídas nos links que oferecemos-lhe a seguir, mas  considero importante ressaltar :

 

    •  Atenção especial aos Hidratos de Carbono em condições de menor atividade física.
    •  Elimine do seu plano nutricional  todos os ultra-processados.
    •  Consuma produtos Real Food e realice compras inteligentes
    • Importância duma Microbiota atualizada…….
    • Links de interesse:    

Nutrição Inteligente.Parte 1…………Nutrição Inteligente.Parte 2……….Cronologia da Nutrição………..Sabemos Alimentar-nos/Nutrir-nos?………..Microbiota e Dieta Mediterránea………Alimentos “Anti-Depre” da Dieta Mediterranea

Força, Atitude, Bom Senso e Paciencia !!!