O auto-cuidado em tempos de isolamento: a importância das actividades e rotinas…

Qual é o objectivo do isolamento?

O isolamento tem por objectivo contribuir para a contenção da transmissão do vírus e os que se encontram nesta situação, desempenham um importante papel, no que se refere a manter a sua segurança, bem como a dos outros!

 

 

Que tipo de atividades podemos realizar em isolamento?

A par das actividades diárias que conseguirmos manter, o tempo em isolamento, traz consigo inúmeras oportunidades, entre elas…

Desenvolver a nossa criatividade, no uso que podemos dar ao nosso tempo!

Entre o que tem, precisa, quer e gostaria de fazer… páre um pouco e reflicta em como quer usar o tempo de que dispõe e registe o que lhe vai passando pela mente!

 

Se está a experienciar uma situação de isolamento, seguem-se algumas sugestões que o/a podem ajudar a enfrentá-la…

 

  • MANTER AS ROTINAS E ACTIVIDADES HABITUAIS, DENTRO DO POSSÍVEL.

É provável que tenhamos de ajustar algumas ou até mesmo criar novas, no entanto, há que ter em mente que as rotinas ajudam a estabilizar os nossos ritmos biológicos e a gerir melhor cada dia.

 

Planeie o seu dia e estabeleça os seus objectivos diários.

 

Levante-se à hora habitual, realize os seus cuidados pessoais, vista-se e faça as refeições a horas regulares (se não estiver com fome, pelo menos tome um pequeno lanche). Se for possível, trabalhe a partir de casa (teletrabalho).

 

Defina horários para algumas atividades regulares, tais como aulas particulares ou cursos online, telefonemas para amigos e familiares, cozinhar,…, a limpeza da casa também deve fazer parte da rotina.…

 

 

  • REALIZAR UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA.

Estar em casa, pode ser uma oportunidade para preparar e desfrutar com atenção plena de refeições saudáveis! E…ao mesmo tempo, contribuir para fortalecer o seu sistema imunitário.

 

 

  • FAZER EXERCÍCIO FÍSICO

É importante combater a inactividade, fazendo exercícios simples, dançar,  fazer yoga, … de preferência sempre no mesmo horário.

 

Para mais informações e ideias, relembramos que poderá consultar o post Exercício Físico e o Sistema Imunitário e as as diretrizes do Serviço Nacional de Saúde para a prática de exercício físico em isolamento. https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/03/16/covid-19-atividade-fisica-em-isolamento/

 

 

  • REALIZAR ACTIVIDADES DE QUE GOSTAMOS E RELAXAR.

Ler um livro, ver filmes, séries ou os seus programas favoritos, visitar museus virtuais, fazer meditação, relaxamento, envolver-se em actividades e tarefas que lhe deem prazer e tranquilidade. Aproveitar a oportunidade para fazer coisas para as quais não costuma ter tempo.

E… descanse! Isto não quer dizer necessariamente dormir! Evite dormitar ou fazer sestas durante o dia, principalmente no final do dia. Se sentir que precisa mesmo de o fazer, restrinja-a a 30 minutos – dormir pode dificultar o sono à noite. Evite luz brilhante (especialmente luz azul) à noite (por exemplo, ecrãs de computador, smartphones), dado que exerce interferência na hormona que nos ajuda a dormir.

 

 

  • MANTER O CONTACTO COM AMIGOS E FAMILIARES

As interações sociais são importantes, mesmo durante o distanciamento social. Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento. Use o telefone, as videochamadas, o email, as mensagens e as redes sociais para permanecer em contacto com amigos e familiares. Programe essas interações no mesmo horário todos os dias.

 

 

  • PEDIR AJUDA.

Assegure-se de que pede ajuda e fala sobre o que precisa (medicamentos, compras, produtos de higiene pessoal ou meios de comunicação) para se sentir seguro/a e confortável.

 

 

  • MANTERMO-NOS INFORMADOS E COMPREENDER O RISCO.

Procure estar actualizado sobre o que se passa, mas limite a sua exposição a notícias que possam contribuir para aumentar a sua ansiedade e preocupação. Escolha fontes de informação de instituições oficiais (como os sites da Direção-Geral da SaúdeOrganização Mundial da Saúde ou SNS24 – sns24.gov.pt ) e consulte-as uma a duas vezes por dia.

 

 

ALIMENTEMOS UMA ATITUDE CONSTRUTIVA!

Lembremos que…

… o período de isolamento, tem por objectivo, evitar a propagação do vírus, não irá durar para sempre!

 

… também pode ser um tempo de oportunidades! Depende do uso que fizermos dele!

 

Em isolamento ou não, que cada um de nós, possa tomar a decisão de fazer o melhor uso possível do tempo de que dispõe, protegido e em segurança!