O HIIT (Hight Intensity Interval Training) na Perda de Peso

As novas gerações nos países evoluídos tem presenciado uma alteração nos padrões alimentares e nutricionais  e que juntamente com a falta de tempo, principal fator para a inatividade física., estão a provocar taxas de obesidade nunca vistas até a data.

O exercício físico e a reeducação alimentar, num contexto de Abordagem Integral da Obesidade-Excesso de Peso  são muito eficazes na alteração da composição corporal. Já sabemos que em pacientes obesos com mobilidade reduzida ou com muito tempo de sedentarismo a  recomendação inicial é de 20 a 30 minutos de exercícios aeróbios, realizados de 3 a 5 dias por semana e que posteriormente, conforme a evolução física, pode ser conciliado com treinos de resistência muscular (força) e flexibilidade com frequência semanal de 2 a 3 vezes.

O exercício aeróbio de baixa-moderada intensidade e longa duração é a recomendação mais comum e utilizada por muitos profissionais e amantes do exercício físico para a perda de peso,mas debemos saber que existem outras metodologias que tem-se demonstrado mais eficazes para este objetivo de perda da gordura.

Como já temos referido, uma das principais dificuldades das pessoas é a falta de disponibilidade de tempo, dificultando a prática de qualquer atividade física. Por isso, um dos métodos que tem sido apresentado ultimamente e está na moda, pela sua eficácia na redução de massa gorda e melhoria da condição cardiorrespiratória, e por precisar de um menor período de tempo é o treino intervalado de alta intensidade, HIIT – Hight Intensity Interval Training.

Este método de treino consiste num breve período de alta intensidade seguido por um período de recuperação que pode ser passivo ou ativo. Este método apresenta também, resultados positivos na adesão à prática exercício físico devido ao pouco tempo de estímulo muscular e à diversidade da sua rotina. O HIIT mostra se eficiente no trabalho de oxidação dos ácidos gordos, pelo efeito crônico ou respostas metabólicas pós-exercícios. Significa isto que ainda após das finalização dos exercícios o nosso metabolismo continua o processo de eliminação da gordura influenciado pela alta intensidade realizada .

Entretanto podemos afirmar que a prescrição de exercícios intervalados de alta intensidade deve ser realizada de acordo com o nível de treino de cada pessoa, visando sempre o seu objetivo e sempre com acompanhamento profissional , neste caso Personal Trainer acreditado

Será que fazemos Sprints ou fazer um treino de alta intensidade é fácil? Qualquer pessoa o consegue fazer?

– A resposta é muito simples: NÃO! Tudo ao seu tempo e com rigor.

Sempre que virmos alguma publicidade alusiva a perda de “gordura” muito rápido e fácil, esqueçam isso! Não existe literatura científica que comprove que é possível eliminar massa gorda dessa forma. Não existem milagres e a ciência estará sempre à frente de qualquer processo de perda de peso.

Quanto a mim, basta-me seguir o meu caminho e ajudar-vos naquilo que está ao meu alcance. Perder massa gorda e emagrecer não é fácil, mas existe solução para isso! Existem metodologias adequadas para este processo e existe quem as saiba aplicar corretamente. Procura um Personal Trainer capaz de te desafiar e respeitar, evitando assim lesões e acontecimentos inesperados.

BE SMART BE CONSCIENT………….Até a próxima!