O Verão, uma boa altura para iniciar um Plano Mediterrânico…

A Península Ibérica como o resto de toda a bacia do Mediterrâneo no Verão é sinónimo de calor, muito calor … nestas situações as suas populações sempre adaptaram a sua nutrição e ritmos biológicos a estas condições climáticas externas, tal como todos os organismos vivos fazem para sobreviver: adaptar-se ao meio ambiente.

         Uma terra fértil e diversificada que os seus habitantes transformaram num dos exemplos de nutrição mais saudáveis do mundo. Nesse processo de adaptação, como não poderia ser de outro modo, a inteligência coletiva através de muitas gerações manifestou-se em hábitos que hoje a maioria de nós adquiriu. No verão, “o corpo pede-nos”, em termos nutricionais, comidas menos pesadas, não quentes, coloridas, com produtos frescos, de mercado (mar, horta …) e mais líquidos porque nos fazem sentir melhor neste momento de altas temperaturas .

E agora, uma questão …  Por que não comer Mediterrânico o ano todo? Seria preciso só uma alteração: elaborações culinárias mais quentes em alturas mais frias. De facto, a Dieta Mediterrânea tem uma enorme riqueza nutricional e culinária que nos dá tudo o que precisamos em qualquer época do ano sem ter que recorrer a outras propostas de nutrição pouco ou nada saudáveis.

      Na obesidade já temos mencionado outras vezes que, antes de mais, é necessário ter uma forte consciência para modificar os hábitos negativos. Como fazer isso pode ser inicialmente complicado, mas no nosso Blog Kilosfera contamos com a valiosa contribuição da Dra. Elisa Monteiro, com excelentes conteúdos nos seus posts relacionados com tudo o que precisamos saber para esclarecer as ideias , reforçar a nossa auto-estima e adquirir a coragem para enfrentar com garantias de sucesso o problema da obesidade.

Por outro lado, o verão também pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma adesão nutricional a uma proposta saudável e inteligente. Pode ser uma boa altura para descobrir ou reafirmar todas as vantagens de uma alimentação saudável, como é a Dieta Mediterrânica, que na modalidade hipocalórica é a melhor proposta para a perda de peso, o nosso melhor aliado no combate à obesidade, sem esquecer o resto de aliados: exercício físico e apoio multiprofissional (Abordagem Integral).

Se você é uma pessoa com problemas de obesidade, provávelmente no verão lhe resulte “mais fácil comer melhor,” então, no final do verão não mude de atitude, altere apenas as elaborações culinárias adaptando-as às diferenças climáticas. Pense bem. Seja inteligente. Seja Mediterrânico …o  ano todo!

Se deseja saber mais sobre a nossa  Proposta Nutricional Mediterrânica para a perda de peso: entre aquí:

https://www.terapiadaobesidade.pt/proposta-integral/dieta-mediterranica/

O Verão, um tempo para usufruir e evoluir !

Até já!