Organize-se! Prepare o seu ambiente…em casa e no trabalho!

Recorda-se de termos falado, há algum tempo atrás, que “Comer começa com um estímulo!”?! (ver post: https://www.terapiadaobesidade.pt/nos-leva-comer/O que nos leva a comer? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas…)

Vamos relembrar… os pensamentos “sabotadores”, surgem quando recebe um estímulo, uma situação que estimula o seu pensamento e, entre os que nos podem influenciar na hora de comer, encontram-se os estímulos: ambientais, biológicos, mentais, emocionais e sociais.

No post anterior salientámos a importância de preparar a sua mente, abordaremos agora, a importância de se organizar e preparar o seu ambiente…em casa e no trabalho!

Certamente que conhece a expressão… “Longe da vista, longe do coração! pois é… será de todo o interesse tê-la em mente, no que toca a reduzir ou evitar a exposição a certos estímulos ambientais, principalmente quando se está a iniciar uma dieta para perder peso. A que nos estamos a referir? Referimo-nos a manter certos tipos de alimentos fora do seu campo de visão. Para tal, precisa de se organizar e de preparar a sua casa e o seu ambiente de trabalho, de forma a que os alimentos tentadores sejam colocados onde não possa vê-los tão facilmente, deixando à vista todos os alimentos permitidos pela sua dieta.

Lembre-se de que fazer ou não modificações ambientais, pode não ser fácil, mas não deixa de ser uma decisão que terá de fazer. Importa, por isso, fazê-la de forma consciente, ponderada e convicta quanto ao que o/a pode ajudar a atingir os seus objectivos!

Falemos então sobre…

1.Mudanças em casa!

Sugestões para reduzir os estímulos alimentares na sua cozinha:

Afaste as tentações pessoais. Dê ou deite fora os alimentos que possam tentá-lo/a a abandonar a sua dieta. Se estiver a pensar: “Eu não quero desperdiçar alimentos deitando-os fora”. Lembre-se de que se não os deitar fora, corre o risco de “desperdiçá- los” no seu corpo, o que será transformado em gordura. Qual é, então, a melhor maneira de desperdiçá-los?! Outra opção, poderá ser transferir esses alimentos para a parte de trás de uma prateleira ou colocá-los numa parte mais alta do armário, frigorífico ou geladeira.

Algumas pessoas comem exageradamente quando usam talheres e pratos grandes. Considere trocar ou reorganizar os talheres e o prato que utiliza para comer, de modo a que possam ser alcançados mais facilmente.

Partilha a cozinha com outras pessoas? Receia a reacção delas? Não precisa de lhes contar que está a fazer dieta, pode apenas dizer que está decidido/a a se alimentar de uma maneira mais saudável! Provavelmente até verão os seus esforços para melhorar como um objetivo admirável, mesmo que tudo não resulte conforme o esperado ou desejado. Solicite a colaboração delas, pode fazer um pedido deste tipo: “Estaria disposto/a a ajudar-me a… (completar)?”

2.Mudanças no ambiente de trabalho!

Onde se encontram os alimentos no seu ambiente de trabalho? As “guloseimas” ficam à vista nas mesas para que outras pessoas possam desfrutá-las?  Tem alguma máquina de vender produtos alimentares por perto? Nas reuniões são servidos salgadinhos?

A disponibilidade desses alimentos é contraproducente para a boa intenção de perder peso. Pode ser difícil pedir para que as pessoas no trabalho façam mudanças, contudo, não tem de ser necessariamente impossível! O que pensa de providenciar um motivo e transformar o seu pedido numa pergunta: “Estou a procurar alimentar-me de maneira mais saudável. Estaria disposto/a a…?”

Algumas ideias…

Perguntar aos colegas que mantém doces ou lanches nas suas mesas se se importariam de mudar de lugar os recipientes com doces para um local menos visível e acessível ou em alternativa poderia comprar recipientes mais opacos e oferecer-lhos como um presente. No caso de haver colegas que levam comida para dividir com os outros no local onde bebem o café, o que acha de lhes perguntar se poderiam guardar os alimentos onde não ficassem à vista, comente que ficaria feliz de escrever uma nota indicando onde estariam guardados.

Não deixar à vista comida calórica, seja no trabalho, no carro ou em casa, tem-se revelado, para muitas pessoas, uma estratégia preciosa para emagrecer e manter a perda de peso, isto porque, quando surge o impulso de comer, não tendo tais alimentos facilmente disponíveis, será mais fácil resistir!

Poderá ainda pensar na possibilidade de sugerir ao seu chefe uma campanha para alimentação saudável no local de trabalho, onde possa haver uma maior oferta de alimentos mais saudáveis, que poderão ser incluídos na máquina de vender produtos alimentares, bem como ter frutas à disposição.

Lembre, no entanto, de ser realista! É bem possível que não consiga eliminar todos os estímulos ambientais no trabalho. Contudo, com algumas alterações, persistência e determinação, irá aperceber-se de que, conforme o tempo for passando, irá ficando mais fácil resistir às tentações. Enquanto isso, estabeleça compromissos consigo mesmo/a, tais como guardar uma porção pequena de comida para comer mais tarde ou comê-la quando tiver a certeza de que não corre o risco de repetir.

Pense nisto 😉 e… até ao próximo post!