Perda de peso… Como lidar com sentimentos de frustração?!

No post anterior colocámos a seguinte questão para reflectir:

Perda de peso… onde está o seu foco?!

 

Se ainda não teve oportunidade de o fazer… parar e reflectir seriamente na questão, recomendamos que o faça o quanto antes e considere se precisa de reformular o modo como está a ver a situação e o seu foco.

Pense

Como se sente quando alguém reconhece e lhe agradece por algo que fez?!

 As recompensas agradáveis (sejam verbais, sob a forma de presentes ou outras…) são algo que prezamos!

As recompensas podem ser proporcionadas pelos outros e/ou por nós… a nós mesmos!!!

Como tal, não estranhe a nossa forte recomendação:

 Ao perder peso…

Concentre-se nos ganhos e benefícios para a sua saúde!

 

Consideremos as seguintes situações:

 

  • Imagine que… está no seu local de trabalho e anseia muito que o tempo passe e chegue a hora de ir embora. O que acontece? Se estiver constantemente a olhar para o relógio… está com o foco em cada minuto…. Pelo que o mais provável é que tenha a sensação de que o tempo demora a passar…

 

  • Agora imagine que… sai com os seus amigos/as e… o seu foco é divertir-se… é provável que lhe pareça que o tempo que passam juntos… passa em um instante…!

A diferença?! Encontra-se sobretudo no nosso foco!

Algo semelhante podemos dizer que ocorre relativamente à nossa saúde.  Em vez de nos concentrarmos em perder peso e em contar cada quilo, precisamos de nos concentrar em uma imagem maior todos os dias… isto é, na nossa saúde geral e bem-estar. Precisamos aprender a nos concentrarmos em garantir que cada dia seja composto pelas escolhas mais saudáveis ​​que possamos fazer. No final do dia, esta atitude contribuirá para que nos sintamos mais realizados/as e felizes porque fizemos o que estava ao nosso alcance… boas escolhas! Consequentemente, o peso, será como a passagem do tempo durante uma noite tranquila, mudará sem que se aperceba e mais rapidamente! Não se concentre em um subproduto da saúde. Comece a concentrar-se apenas em ser saudável todos os dias! O seu corpo ficar-lhe-á grato pelas escolhas saudáveis que fizer!

Conforme já tivemos oportunidade de referir ao longo das nossas partilhas, reconhecemos que não é fácil! Ainda assim, considere:

Se se frustrar e desistir, que tipo de resultados vai obter?!

O que fazer então?!

 A resposta envolve continuar a ser persistente e determinado/a, procurando compreender e aprender com a experiência, de modo a encontrar formas de gerir e superar os obstáculos, em vez de ficar preso/a em sentimentos de culpa, que não o/a levam a sair do sítio onde se encontra. Cada um de nós tem o seu ritmo… seja paciente consigo mesmo/a e use, cada momento, para se fortalecer, com o tempo poderá começar a ver o seu progresso e pensar no quanto se sente satisfeito/a por ter continuado.

Os sentimentos de frustração e o aprender como fazer a sua gestão e superação,fazem parte do processo.

Não procure o que quer ouvir! Perder peso de forma fácil e sem esforço,não é nem saudável,nem realista! Obtenha informações reais,não mitos, pois apenas irão aumentar a sua frustração.

E se der por si a …comer alimentos como forma de conforto por causa do stress,frustração ou outras emoções e consequentemente vir o seu peso aumentar?

Neste caso, é importante identificar o gatilho que desencadeia a reacção….seja de frustração,de stress ou outra e aprender a gerir as emoções de forma mais construtiva e saudável! Se não procurar encontrar uma maneira melhor de lidar com as emoções ( um psicólogo poderá trabalhar consigo neste sentido)….será grande a probabilidade de continuar a ganhar mais peso!

Compreender os motivos que levam “à falha”, ou melhor dizendo, a não estarmos a alcançar o que nos propusemos/ gostaríamos e perdoarmos a nós mesmos/as pela frustração da é um passo muito valioso e positivo!

Deixamos a sugestão de ler dois artigos que escrevemos e estão relacionados com este tema…

  Procura reconforto na comida? Estratégias para ajudar a superar a fome emocional…(Parte 1 e 2).

O corpo e a mente precisam de alimento!

Alimente-se saudavelmente e sinta-se melhor consigo mesmo/a!