Perder e manter o peso conquistado: Como o psicólogo pode ajudar?

Olá! Bem-vindos, estamos de volta ao Blogue Kilosfera! Hoje queremos, de forma simples e breve, partilhar consigo como a psicologia e um/a psicólogo/a o/a poderão ajudar neste desafio de perder peso e manter-se no “caminho” do peso que vai conquistando.

Neste sentido, queremos dizer-lhe que reconhecemos que o excesso de peso, tem diversas repercussões e pode condicionar a vivência de uma vida mais plena. Além disto, reconhecemos também que, tomar a decisão de se envolver em um tratamento, nem sempre é fácil, contudo, fazê-lo é sinal de estar ciente de que ao melhorar a sua saúde e bem-estar, estará a contribuir para, acima de tudo, melhorar a sua qualidade de vida!

Neste âmbito, como profissional de ajuda, o/a psicólogo/a desempenha um importante papel para um tratamento bem sucedido, desenvolvendo um trabalho em conjunto com quem o/a procura, no sentido de o/a ajudar a identificar problemas psicológicos subjacentes às dificuldades em perder peso, a desenvolver e manter uma motivação forte, bem como promover uma maior consciencialização e controlo sobre os seus pensamentos, emoções, comportamentos e, de um modo geral, sobre a sua vida.

Como psicóloga e elemento de uma equipa multidisciplinar, estou aqui para apoiá-lo/a nesta caminhada e ajudá-lo/a, de modo a que possa reflectir e mudar a forma como pensa e se relaciona com os alimentos, a desenvolver e manter a motivação, a evitar as “armadilhas” que conduzem à dificuldade de resistir a alimentos tentadores, desviando-se dos seus objectivos e dieta, a lidar com os desejos que parecem incontroláveis, com o stress e emoções negativas, sem ter de recorrer à comida como forma de obter conforto.

Ao longo desta caminhada, irei partilhar consigo orientações, sugestões e actividades para reflexão, que ajudaram muitas pessoas e que, poderá querer experimentar!!!
Continue a acompanhar os nossos posts 😉!!