Perder Peso… tenha em mente que…

 

No post anterior, tivemos oportunidade de partilhar que perder peso, com o objectivo de se manter com o peso perdido, envolve mais do que simplesmente fazer uma dieta! Neste sentido, existem alguns aspectos que serão importantes termos em consideração…

 

Tenha em mente que…

 

  1. O resultado de uma dieta não é para sempre, se… rejeitarmos e não incorporarmos na nossa rotina diária, uma mudança de atitudes, hábitos e se não ajustarmos o nosso estilo de vida!

 

As dietas são elementos específicos, onde se recorre a uma restrição pontual de alimentos e que nos ajudam a reduzir o nosso peso. Não obstante, comportam uma série de diretrizes que devem ser mantidas após atingir o peso desejado. E… aqui… surge o problema… o que nos ajuda a perder peso é, como referido, o que rejeitamos e que seria recomendável incorporar na nossa rotina!

 

 

  1. Restringir refeições e passar fome é um dos principais motivos para desistir da dieta.

 

Para combatê-lo, desenvolva o hábito de comer em menos quantidade e mais regularmente, comendo cinco ou mais vezes ao longo do dia. Fazer isto aumentará a sensação de saciedade e ajudará a controlar a tentação de recorrer a alimentos pouco saudáveis e muito calóricos, o que por sua vez contribuirá para não ganhar peso.

 

 

  1. Comer excessivamente rápido, também, não promove a sensação de saciedade e conduz a uma maior ingestão de alimentos.

 

Considerando que a sensação de saciedade pode levar 20 ou 25 minutos… comer devagar e saborear o que come, irá ajudar a controlar a quantidade de alimentos que ingere e o seu peso!

 

 

  1. Fazer uma dieta pouco diversificada e em que come quase sempre o mesmo, está destinada ao fracasso!

 

Uma dieta que é a mesma por mais de duas semanas está destinada ao fracasso. Isto ocorre não devido apenas à falta de motivação e tédio, mas também porque deixa de ter o mesmo efeito para o nosso organismo, que necessita de uma alimentação diversificada e rica do ponto de vista nutricional, o que se consegue com recurso a uma variedade de alimentos saudáveis ao nosso dispor. A alimentação é o combustível do corpo! Quando é negligenciada ou não lhe damos a importância devida… corpo e mente sofrem e manifestam por meio de sinais e sintomas, que há algo que merece que dediquemos mais atenção e cuidado!

 

 

  1. Se tem excesso de peso, inscrever-se num ginásio e querer ir todos os dias, pode não ser realista!

 

Quando se tem excesso de peso, a tendência é para nos sentirmos cansados mais rapidamente. Se nos colocarmos objectivos irrealistas, a motivação inicial não tardará a desaparecer! Assim sendo, tenha em consideração que uma rotina de actividade física terá maior probabilidade de sucesso e sustentabilidade, se for incorporada de maneira suave e realista.

 

 

  1. Nem tudo o que parece é! Esteja atento/a a calorias escondidas!

 

Existem alimentos (e bebidas) que são vendidos com indicação de terem zero de açúcar ou poucas calorias ou baixo teor de gordura,… contudo, podem conter ingredientes que o/a impedem de perder peso, pelo que deve ter cuidado, ler os rótulos e não partir do pressuposto de que os alimentos são saudáveis e “não fazem mal”, só por se encontrarem na secção de dieta do supermercado.

 

 

Perder peso e mantê-lo de forma sustentável é um processo lento e constante!

Por todo o anteriormente exposto, em Terapia da Obesidade.pt acreditamos em Estratégias de Nutrição mais que em dietas transitórias. Nossa proposta nutricional, baseada na Estratégia 10 + 10 para uma Smart Nutrition visa ajudar-lhe a ter uma vida mais saudável.

Consultar  nosso E-Book Smart Nutrition https://www.terapiadaobesidade.pt/e-book-smart-nutrition/

 

Saber que nem sempre tudo será bem feito e que, em algumas semanas, não conseguiremos perder peso significativamente, será de ajuda para gerirmos a nossa frustração, mantermos a nossa motivação em níveis desejáveis e, deste modo controlarmos as variáveis ​​que nos ajudam ou nos prejudicam quando perdemos peso. Fazer isto, irá facilitar que alcancemos os nossos objectivos!