Prepare a sua mente! Mude o seu comportamento alimentar… começando por mudar a sua maneira de pensar!

O que pensa que aconteceria se, um dia acordasse e decidisse ir correr uma maratona, sem se ter preparado previamente? Como estaria a sua capacidade de resistência? Qual a probabilidade de ficar pelo caminho e desistir?

Pois bem… a preparação é um dos componentes mais importantes, também, no que se refere a ter sucesso em perder peso! Porquê?! Porque ainda que possa começar cheio/a de entusiasmo e até conseguir ser bem-sucedido/a durante algum tempo, quando começarem a surgir desafios, sem preparação, será mais fácil desviar-se dos seus objectivos, desanimar e desistir!

Por isso, salientamos a importância de preparar a sua mente e ambiente, para que, quando se deparar com os desafios, os consiga superar, seguir em frente, emagrecer e manter o peso perdido.

Preparar a sua mente…

Mude o seu comportamento alimentar… começando por mudar a sua maneira de pensar!

Elabore o seu cartão personalizado com as vantagens de emagrecer, coloque as vantagens em vários locais e implemente um sistema de lembretes para as ler!

Faça uma lista das vantagens em perder peso e classifique cada uma de acordo com o grau de importância que tem para si: pouco importante, importante, muito importante! Organize as vantagens por ordem, tenha estes registos sempre presentes, coloque-os num local visível e/ou pode copiá-los para um suporte do tamanho de um cartão de visitas e trazer o mesmo consigo, assim estará mais à mão para reler diariamente as razões que apontou para perder peso. Sugerimos que leia o seu cartão pelo menos duas vezes por dia, em horários específicos, por exemplo antes das refeições poderá ser de ajuda para não fugir do seu planeamento alimentar e nos momentos em que os desejos de comer estiverem mais fortes, poderá ser de ajuda para controlar o apetite, resistir a tentações e aos pensamentos sabotadores.

Não obstante, para que o cartão tenha efeito, mais do que ler as palavras com as vantagens, é preciso pensar para cada uma:

O quanto isto é importante para mim?

Ao fazer isto com cada benefício que identificou, estará a realizar um processo activo de reflexão que o/a ajudará a interiorizar as razões, mantendo-as vivas na memória, permitindo-lhe deste modo responder aos seus pensamentos sabotadores sempre que eles o/a tentem convencer de que não tem importância sair da dieta.

Lembre-se que os hábitos começam no seu cérebro e, desta forma, estará a ajudá-lo a estabelecer e fortalecer (por meio de leitura e reflexão frequentes) novas ligações/ padrões de pensamento saudáveis e construtivos que se irão reflectir no seu comportamento alimentar!

Quando se lembrar continua e convictamente das razões pelas quais quer emagrecer, o caminho para tal ficará mais facilitado!

Por agora, deixamo-lo/a refletir e preparar a sua mente. No próximo post iremos abordar a importância de preparar o seu ambiente!

Até breve!