Qual é a sua Resolução para o Novo Ano? Desde a elaboração à concretização… sugestões para ser bem-sucedido/a!

Ano novo, vida nova…?! A decisão é sua! Contudo, tenha presente que, só mudamos, efectivamente, alguma coisa em nós através da acção! O início de um novo ano constitui um momento importante para fazer reflexões sobre como foi o ano anterior, ponderar sobre o que mudar e onde melhorar no ano que está a começar. Perder peso é, com frequência, um dos objectivos traçados por muitas pessoas e que são incluídos nas resoluções de ano novo.

Geralmente, existe uma grande expectativa e, também, pressa em mudar, o que conduz a que, muitas vezes, se estabeleçam metas pouco ou nada realistas, que facilmente acabam por ser colocadas de parte, isto porque tendemos a ignorar o tempo e os recursos necessários para a sua concretização. Deste modo, o objectivo de perder peso, nem sempre se revela fácil de concretizar, transformando-se, não raro, numa promessa não mantida, pois o sucesso, não depende apenas da vontade que manifesta no dia 31 de Dezembro, mas das acções que leva a cabo em cada dia do ano. Tenha em mente que emagrecer requer paciência e persistência. O planeamento, a gestão do tempo e a organização, também, são fundamentais!

 

Assim sendo e, como diz o Dr. Manuel Hernández: “Saúde é atitude” … pelo que, para ser bem-sucedido/a há que adoptar algumas atitudes, deixamos por isso…

 

Resolução de Ano Novo

10 Sugestões para o Sucesso:

 

 

  • Ser específico relativamente ao que deseja. Escreva os seus objectivos. Trace metas realistas e alcançáveis.
  • Aceitar o desafio.
  • Começar desde já! Não vale dar desculpas, tais como: não tenho tempo, não é a altura certa, …
  • Empenhar-se a sério.
  • Estabelecer um sistema de lembretes (p. ex.: alertas no telemóvel, post its no computador, frigorífico, secretária ou até ao pé da máquina de café…) e monitorização das acções desejadas.
  • Fazer o seu melhor. Diferente de ser perfeito/a, que conduz a sentimentos de culpa, vergonha, …
  • Procurar ajuda profissional, bem como a colaboração de familiares, amigos, …
  • Pensar de forma positiva.
  • Desenvolver planos de apoio.
  • Transformar deslizes em oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento e fortalecimento pessoal. Valorize as pequenas conquistas…pois são importantes componentes da sua motivação!

 

Relembramos que, ter uma alimentação e um estilo de vida saudável é uma opção de vida e não apenas uma fase passageira, em que na maioria das vezes, se pretende perder peso. Um estilo de vida saudável não tem de ser um sacrifício, nem implicar passar fome, passa sim por escolher os alimentos certos!

Apenas tem de fazer alterações e adaptações na sua alimentação, consoante o seu dia-a-dia e as suas preferências. Se arranjar estratégias que o/a ajudem, fica mais fácil. O mais difícil é a mudança, mas também esta, é uma questão de hábito!

 

De modo que, o objectivo não deverá ser, propriamente, uma dieta, mas antes… começar a ter uma alimentação saudável, uma opção que tomamos para a nossa vida, porque queremos ser saudáveis, ter saúde, energia, boa disposição e vitalidade.

 

E o que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é…

…. Comer bem!

…. Comer todos os alimentos de forma adequada e equilibrada, dependendo dos nossos gostos e de alguma doença que possamos ter, podemos comer pão, cereais, lacticíneos, fruta, arroz/massa/batata, peixe/carne assada/guisada/estufada/cozida/grelhada, legumes ou saladas, frutos secos, ovos…

…. Comer em menos quantidades e com mais frequência, de acordo com o nosso dia-a-dia (pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche, jantar e se necessário, ceia);

…. Comer sopa ao almoço e/ou ao jantar, dado que nos ajuda a manter a saciedade.

…. Deixar de lado alimentos processados, como bolos de pastelaria, bolachas, etc…

…. Reduzir a quantidade de gordura que utilizamos para preparar as nossas refeições, …

Enfim…muito poderia ser dito sobre o que envolve o conceito de alimentação saudável, contudo recomendamos a leitura do e-book que preparámos para si, com o tema:  “Nossos critérios básicos de Nutrição: A Estratégia 10”, o qual poderá descarregar gratuitamente a partir do link: https://www.terapiadaobesidade.pt/proposta-integral/dieta-mediterranica/

 

Verá que, com o hábito, alimentar-se saudavelmente não despende muito do seu tempo! Poderá, também, constatar que não precisa de deixar de ir comer fora, nem de ir a festas ou a jantares! Precisa apenas de… fazer escolhas! E cada vez mais, precisamos de estar bem atentos, dado que as escolhas que fazemos têm grande influência na nossa saúde e nas doenças que por vezes se desenvolvem.

 

Sugerimos, portanto, que…

Elabore uma resolução que consiga concretizar o resto da sua vida: “adoptar uma alimentação saudável”.

E se deseja perder peso… pense sinceramente se adianta começar o ano a exagerar na alimentação!?

Comece bem! Comece por estabelecer um compromisso saudável e duradouro consigo mesmo/a!

Lembre-se: “A força está na nossa motivação e determinação”

Desejamos… Boas Resoluções para o Novo Ano e… ainda Melhores Concretizações 😊!!!