Reduza a Inflamação através do Exercício Físico

A inflamação é um processo crucial da resposta imunitária do nosso corpo, permite combater invasores como vírus e bactérias e auxilia na recuperação de tecidos e lesões corporais.

Contudo um processo crónico de inflamação torna-se um assunto sério que conduz a problemas de saúde como a obesidade, diabetes, doença celíaca, aterosclerose, neurodegeneração e desenvolvimento tumoral.

Dentro da nossa temática quando falamos de obesidade, devemos considerar que se trata de um estado inflamatório crónico de baixo grau resultante da acumulação, principalmente, da gordura visceral.

Fique atento a alguns sinais que poderão evidenciar um estado de inflamação crónica:
– Dores de cabeça;
– Obstipação;
– Inchaço e gases;
– Perdas de memória;
– Dores nas articulações;
– Fadiga;
– Ganho de peso ou dificuldade em perder peso.

O exercício físico praticado regularmente apresenta inúmeros benefícios para a saúde.
Também no capítulo da inflamação o exercício tem algo a acrescentar.

Um estudo recente publicado pela Brain, Behavior and Immunity indica que:

– Apenas uma única sessão de exercício de intensidade moderada de duração até 20 minutos pode funcionar como anti-inflamatória, podendo estimular o sistema imunitário a produzir resposta celular anti-inflamatória.

– A prática de exercício reduz o número de células sanguíneas que conduzem à inflamação crónica.
Verifica-se aqui uma oportunidade de excelência para que, por exemplo, pessoas que sofrem de doenças crónicas inflamatórias, consigam atenuar tais estados sem ter que despender um esforço excessivo quer na duração quer na intensidade do exercício.

Importante será ressalvar que doentes com doenças cronicas inflamatórias deverão sempre procurar ajuda médica para o efeito.

Nos casos de Obesidade marque a sua consulta médica, https://www.terapiadaobesidade.pt/video-consulta-medica/ e verifique a contribuição da melhoria dos processos inflamatórios para a perda de peso corporal e da sua saúde geral.

A alimentação é parte preponderante na redução da inflamação corporal, alimentos anti-inflamatórios inibem a produção das substâncias que medeiam o processo inflamatório.
Especial relevo para os alimentos fitoquímicos existentes em frutas e vegetais são compostos anti-inflamatórios naturais.

Numa abordagem holística do emagrecimento saudável é necessário ligar as duas componentes alimentação e exercício para melhorar o funcionamento do organismo e com isto também melhorar toda a forma corporal.

Ter um estilo de vida mais saudável é acima de tudo uma questão de atitude e de procura por uma alimentação e exercitação cada vez mais inteligentes e personalizadas.