Resoluções de Ano Novo… para uma Vida Saudável! (Parte 1)

As resoluções de ano novo podem ser fáceis e divertidas de fazer, contudo o que dizer sobre implementar e manter tais mudanças de modo a serem bem-sucedidas numa rotina de longo prazo?!

Reconhecemos que pode ser bastante mais desafiante do que o esperado, particularmente, quando se trata de objetivos relacionados com a nossa própria saúde e bem-estar!

É um facto que, um grande número de pessoas tem dificuldades em manter as suas resoluções de ano novo e, muitas, acabam mesmo por desistir! Colocamos então a questão… Apesar das boas intenções… o que contribui para que isto aconteça?

Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem cumprir as resoluções de ano novo, porque não criaram metas realistas ou um plano para serem bem-sucedidas. Para fazer mudanças sustentáveis ​​que conduzam a um estilo de vida mais saudável, é importante escolher metas que sejam alcançáveis e que possamos gerir ​​dentro dos parâmetros da nossa vida (neste âmbito, sugerimos a leitura do nosso post: https://www.terapiadaobesidade.pt/qual-e-a-sua-resolucao-para-o-novo-ano-desde-a-elaboracao-a-concretizacao-sugestoes-para-ser-bem-sucedido-a/

Tenha presente que, muitas vezes, é melhor escolher apenas uma ou duas resoluções simples que o/a ajudem a implementar mudanças graduais, mas significativas, no seu estilo de vida.

Entre este e o próximo post, partilharemos consigo algumas sugestões simples e saudáveis:

 

Tomar medidas para ser mais activo/a

Ser activo/a, não significa apenas ir todos os dias ao ginásio, na verdade começa fora deste! Tornar-se mais ativo/a pode significar simplesmente procurar maneiras de incorporar mais movimento durante o seu dia! Alguns pequenos hábitos que pode desenvolver: subir escadas, em vez de utilizar o elevador ou escadas rolantes; estacionar o carro mais longe e andar a pé; andar enquanto fala ao telemóvel; se passa muito tempo sentado/a… sugerimos que se levante e caminhe dentro da sala, opte por ir até à mesa de um colega de trabalho para fazer uma pergunta, em vez de enviar um email; realize alguns alongamentos; use os intervalos para dar uma volta nas redondezas,… estes e outros pequenos gestos irão certamente contribuir para melhorar o seu humor, concentração, postura e revitalizar os seus níveis de energia!

Além do referido, inscrever-se e frequentar um ginásio, é uma opção que também contribuirá para tornar-se mais activo/a, tendo em conta que proporciona o acesso a uma ampla variedade de equipamentos para exercício físico, a possibilidade de treino personalizado, bem como aulas de fitness em grupo (o que combina a actividade com benefícios sociais, físicos e mentais).

Acima de tudo e visando promover a continuidade, procure e/ou descubra actividades que goste e sinta prazer!

 

Praticar uma alimentação consciente

A alimentação consciente é uma ferramenta poderosa para recuperar o controlo da nossa alimentação!

Quando se concentra no que entra na sua boca e diminui a velocidade entre os pedaços de alimentos que leva à boca, é menos provável que coma demais! Quanto mais fome tiver, mais devagar deve comer, a fim de proporcionar o tempo necessário para que o aviso de saciedade do estomago chegue ao seu cérebro.

A atenção plena no comportamento alimentar possibilita-nos lidar melhor e ter um maior controlo dos impulsos e hábitos alimentares, pouco saudáveis, associados aos comportamentos problema mais relatados por pessoas com obesidade.

Desenvolva o hábito de comer devagar, sentado e apreciando cada porção!

Desenvolver o acto de comer consciente, permitir-lhe-á alcançar um estado de total atenção às suas experiências, desejos e sensações físicas ao comer, o que naturalmente, levará ao aumento da capacidade de verdadeiramente saborear os alimentos, de proporcionar ao seu corpo o que este precisa, diminuindo os episódios de comer de forma descontrolada!

Sobre este tema, considere ler os nossos post´s:https://www.terapiadaobesidade.pt/saboreie-aprenda-a-apreciar-cada-alimento-nao-devore-comida/  e… https://www.terapiadaobesidade.pt/saborear-com-todos-os-sentidos-o-papel-da-atencao-plena-no-comportamento-alimentar/

 

Atender à necessidade de descanso e de dormir

Dormir é uma das necessidades básicas do ser humano! Não o fazer adequadamente tem o potencial de prejudicar seriamente a nossa saúde! Estudos revelam que adultos que dormem menos de sete horas por noite são mais propensos a sofrer de uma variedade de problemas de saúde, incluindo doenças coronárias, asma, artrite, depressão e diabetes, …

O seu peso e a sua qualidade de vida, estão relacionados com um descanso de qualidade e sono reparador!

Leve este assunto muito a sério! Reveja o que partilhámos sobre este tema: A importância da regulação do sono no controlo da Obesidade/Excesso de peso..ver aqui

Desenvolver uma atitude de gratidão

Reserve alguns minutos por dia para reflectir sobre as coisas pelas quais está grato/a e registe-as! Esta reflexão será uma preciosa ajuda para manter uma atitude positiva, incluindo nos dias mais difíceis, onde voltar a ler as coisas que anotou, pode ser encorajador!

Mantenha-se atento/a 😉!

No próximo post partilharemos mais algumas ideias sobre Resoluções de Ano Novo… para uma Vida Saudável!