Resoluções de Ano Novo… para uma Vida Saudável! (Parte 2)

Vida Saudável! Quem não a deseja?!

Não obstante, o que estamos dispostos a fazer?! Falar é fácil…😊!!

Do desejo à acção… mais algumas ideias e sugestões de resoluções:

 

Permitir-se um tempo diário de pausa dos seus dispositivos digitais

Estar “sempre ligado” está na moda, contudo, estar disponível 24/7 é stressante e pode ter um impacto negativo na saúde. Quando nos mantemos conectados através de telefones, tablets e outros dispositivos digitais, ficamos mais ansiosos, distraídos e menos produtivos! Este apego excessivo à tecnologia, está também, cada vez mais, associado a problemas de sono e na nossa capacidade de estabelecer uma ligação emocional com outras pessoas.

Se lhe parece impossível, comece devagar! Todos os dias, desligue o som do telefone por 15 minutos. Vire o telefone, para que não veja nenhuma notificação que apareça no visor. Durante esses 15 minutos, participe de outra atividade de que goste, como ler um livro, preparar uma refeição ou conversar com alguém cuja companhia aprecie. À medida em que se vai tornando um hábito, aumente a quantidade de tempo que mantém o telefone em silêncio e que passa longe do visor.

Se utiliza o telefone por motivos de trabalho/ negócios, via chamadas telefónicas ou e-mail, considere dar a si mesmo um “horário comercial”, agendando a hora do dia em que estará e não estará acessível. Se necessário, informe os seus colegas e clientes sobre o seu horário. Por exemplo, informe que qualquer email enviado após as 19:00 não será recebido e lido antes das 07:00 da manhã seguinte.

Decidir desligar os dispositivos por algum tempo todos os dias…

… É decidir dar prioridade aos relacionamentos com a família, amigos, interesses e hobbies nos quais não poderá se envolver.

… É decidir dar prioridade a uma Vida Saudável e mais Equilibrada para Si!!!

 

Integrar o autocuidado na sua rotina diária

A ideia de autocuidado visa garantir que escolhe algo para fazer por si mesmo/a todos os dias. Reservar um tempo para estar só e para a reflexão, pode diminuir o stress e melhorar a sua perspectiva em geral. Se possível, comece por fazer isso logo de manhã, de modo a proporcionar um início de dia mais tranquilo. Pense em como o pode fazer… para algumas pessoas, ajuda algo como desligar o telefone por alguns minutos e simplesmente observar os pássaros pela janela, enquanto toma o café da manhã.

Comece devagar e incorpore uma atividade de autocuidado de 10 minutos a cada dia. À medida que se tornar um hábito, acrescente mais tempo ou uma atividade adicional que lhe dê satisfação ao seu dia.

Reveja a sua definição de aparência saudável!

Ser saudável não significa comer apenas vegetais e fazer ginásio todos os dias! Tudo isto tem o seu lugar, mas ser saudável é uma série de pequenas decisões que apontam para um único objetivo: cuidar do nosso corpo e da vida que recebemos!

Até aqui partilhámos algumas ideias de resoluções para o novo ano…

Sinta-se livre para pensar em outras que lhe façam sentido!

 

Para melhorar as possibilidades de obter sucesso com suas resoluções, pergunte a si mesmo/a:

  1. O que eu quero alcançar?

Seja específico/a. Não basta dizer que quer comer mais saudável, defina como isso será! Significará comer porções menores? Trocar o refrigerante da tarde, por uma garrafa de água? Dar um passeio todos os dias no intervalo do almoço? Inscrever-se em uma aula semanal de fitness?

 

  1. Como vou medir o meu progresso?

Analise o seu objetivo e decida como acompanhar o seu progresso. Por exemplo, alguém que tenta perder peso pode acompanhar o seu progresso pelos números na balança ou na forma como as calças se ajustam.

 

  1. O meu objetivo é realista?

Verifique se sua meta é algo que pode gerir realisticamente no dia-a-dia.

 

  1. Quando saberei que consegui?

Dar a si mesmo um prazo é uma maneira de medir o seu sucesso. Se o seu objetivo é ser mais activo/a, use um pedômetro para medir o número de passos diários e vá aumentando progressivamente. Tome notas dos objetivos que vai alcançando. À medida que for observando resultados, certamente se irá sentir mais motivado/a para avançar para o objetivo seguinte…

Lembre-se sempre de ser gentil consigo mesmo/a! Tenha em conta que as mudanças mais duradouras são aquelas que se fazem de forma progressiva e que não implicam perseguir obje­tivos muito ambiciosos. É muito mais fácil interiorizar e introduzir uma pequena mudança de cada vez!

Pode enfrentar contratempos ou até ficar aquém do seu objetivo. Não deixe que isso o/a desencoraje!

 

Desejamos que continue a “alimentar” um estilo de vida saudável!

Boas Resoluções para Um Saudável 2020 !!!