O que significa Aptidão Física

Olá a todos! Na publicação anterior abordámos a diferença entre o exercício físico programado e a atividade física, vamos agora perceber o significado de APTIDÃO FÍSICA e considerar todos os elementos importantes para determinar a condição física e para poder planear desta forma os treinos específicos, que em pessoas com problemas de excesso de peso corporal, serão inicialmente condicionados pelas suas próprias limitações ou aptidões físicas.

Assim, Aptidão Física é a capacidade do corpo humano para realizar diferentes atividades físicas de forma eficiente sem fadiga excessiva e com recuperação adequada. É o resultado do ótimo funcionamento dos órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano.

Os ELEMENTOS BÁSICOS da Aptidão Física relacionados com a saúde, são:

Capacidade Aeróbica – a capacidade do corpo (coração, vasos sanguíneos e pulmões) para funcionar de forma eficiente e realizar atividades sustentadas com mais de 3 minutos de duração e baixa ou média intensidade, com pouco esforço, pouca fadiga, e com uma rápida recuperação. A sua principal fonte de energia são LÍPIDOS e HIDRATOS DE CARBONO na presença de oxigênio (óptimo para a perda de peso).

O Poder Anaeróbico – a capacidade do corpo para realizar atividades de curta duração, menos de 3 minutos, em alta intensidade.

Flexibilidade – a capacidade das articulações para gerar movimentos.

Outros elementos de aptidão física, relacionados com o desempenho, são: coordenação, equilíbrio e velocidade.

Todos estes elementos podem ser avaliados através de testes físicos para determinar a condição física e, a partir daí, treinar adequadamente para melhorar o nosso desempenho. Noutro momento, iremos fazer referência a possíveis testes e propostas de treino.

Espero poder ajudá-lo e tornar este caminho mais fácil!
Não esqueça: Sedentarismo e Saúde são incompatíveis.

Até a próxima!