Smart Nutrition: Prato Saudável da Unversidade de Harvard e Dieta Mediterrânica

Já temos referido em posts anteriores os critérios que definem uma Estratégia de Nutrição Inteligente (  ver post parte 1 .    ver post Parte 2 )

 

Sobre esse assunto, a prestigiada Universidade de Harvard tem dado grandes contribuições para o  combate à pré-obesidade e obesidade, com a sua proposta de um prato saudável para a prevenção e abordagem destes relevantes problemas de saúde.

 

Qual é a composição deste prato saudável proposta pela Universidade Harvard?

É muito elementar e fácil de assimilar, mas, acima de tudo, é uma composição muito saudável e equilibrada, um protótipo da  Nutrição Inteligente (Smart Nutrition)…. Portanto, este prato saudável deve conter:

 

  • Metade do prato = frutas e legumes
  • Um quarto do prato = proteínas (carnes e peixes)
  • Outro quarto do prato = grãos integrais e amidos ( batatas…)

 

Mais tarde, expandiremos os critérios nutricionais que fundamentam este prato saudável. Primeiro, quero fazer algumas propostas que considero relevantes:

    Do meu ponto de vista e em relação à abordagem nutricional da pré-obesidade e obesidade, este prato deve ser baseado nos produtos da nossa Dieta Mediterrânea e com um valor nutricional hipocalórico para obter um balanço nutricional negativo (ver post) um aliado fundamental para uma perda de peso controlada e direcionada a uma modificação de hábitos nutricionais negativos.

A seguir, é apresentada uma exposição dos vários critérios nutricionais que compõem o prato saudável da Harvard University integrado na nossa Dieta Mediterrânea:

 

Frutas: variadas e coloridas todos os dias

Vegetais variados

Grãos integrais e amidos. Evite o pão branco

Proteínas saudáveis:

Origem animal: Peixes ( preferencialmente peixe azul e Salmão) / Mariscos

Carnes (opte por aves)

Ovos …

Origem Vegetal: Leguminosas (feijão, grão…), Nozes e Sementes

 

Importante: Em relação as carnes limite o consumo de  carnes vermelhas ( 1 vez cada 15 dias) e evite carnes processadas ( bacon, enchidos….)

 

Lacticínios, nomeadamente iogurte natural ou queijo (fresco)

Água (2l / dia), chá, café

 

Tempere com Azeite Virgem Extra e Evite o consumo de margarina e manteiga.

 

Elaborações culinárias saudáveis: Grelhados, Forno, Vapor, Cozidos, Conservas de forma natural e sempre evitando fritar.

 

E não esqueça: Atividade física diária e refeições  como fonte de prazer,  saborosas e com companhias agradáveis, desde que possível.

 

A Saúde é Atitude !!!