Treino Aeróbico

Como já é do nosso conhecimento, o treino aeróbico é o mais adequado para a perda de gordura. .

Existem muitos tipos de treino aeróbico e o mais importante é escolher aquele que mais gostamos ou que é mais atraente para nós e assim ser constantes e realizá-los sem problemas. Seria apropriado escolher mais do que um e alternar para evitar que a atividade física  seja monótona e desta forma poder adquirir esse hábito importante se quisermos perder peso.

Agora, a corrida está na moda, mas há muitas atividades como a natação, o ciclismo, passeios rápidos e outros como aeróbic, step (modalidade em que se executam diversos movimentos sincronizados de braços e pernas, ao som de música, utilizando uma pequena plataforma para subir e descer) ou  mesmo divertidas aulas de dança .

Frequência: o ideal é dedicar um mínimo de 30 minutos 3 días por semana.

Se escolhermos a corrida como a atividade física principal, devemos ter em consideração:

 

A condição física que temos para realizá-la. É um treino com muitos benefícios, mas se não estamos preparados para fazê-lo, as articulações podem sofrer muito. Portanto, se o seu caso for de pessoa obesa (IMC> 30), sem hábitos de atividade física, recomendamos que comece com atividades com menor risco articular para posteriormente realizar outras atividades de acordo com a sua evolução. Por exemplo, comece com uma caminhada rápida, e melhor ainda, a caminhada finlandesa que é praticada com apoios de 2 bastões semelhantes, e com a qual  melhora o 90% dos músculos do corpo humano, a sua capacidade aeróbica, o consumo máximo de oxigênio, a resistência física e psicológica, fortalece o sistema imunitário, retarda o processo de envelhecimento. e obtermos um maior gasto calórico. Mais tarde, podemos fazer outras atividades à medida que a nossa aptidão física evolui.

          Escolher bem a superfície onde vamos correr. Se o fizermos em fita, o impacto nas articulações é menor do que se o fizermos no asfalto, por isso é menos prejudicial e mais recomendável.

         Se o seu caso é de excesso de peso ( IMC entre 27 e 30 ) e for a primeira vez que vai fazer esta atividade (corrida), teremos que começar caminhando rápido e intercalando tempos de jogging de 30 ”  e continuar andando para recuperar bem do esforço e, assim, durante pelo menos 30 min.. Dessa forma, vamos melhorar a nossa condição física e poderemos suportar cada vez mais tempo de carreira.

        Não se esqueça de controlar a sua Freqüência Cardíaca. É altamente recomendável  acostumar-se a controlar esses dados durante a prática de qualquer exercício. Ver post: https://www.terapiadaobesidade.pt/actividade-fisica-intensidade-do-exercicio-no-excesso-peso-obesidade/

Para estes tipos de treino, tal como para todos,o seu esforço, coragem e perseverança são fundamentais. Só então vamos atingir resultados que reforçarão a nossa motivação na aquisição destes hábitos saudáveis e essenciais, primeiro, para perder peso e, posteriormente, conseguir mantê-lo. Já sabemos que a atividade física é o fator mais importante na manutenção do peso alcançado. Daí a importância de incorporar esse hábito no nosso estilo de vida.

Vamos organizar o nosso tempo para conseguir fazê-lo. Certamente que será mais feliz.

Até a próxima!