Treino On-line: Uma Ferramenta Útil no combate a Obesidade

O treino on-line tem vindo a ganhar especial relevo nos últimos tempos.

O contexto da pandemia gerou a necessidade de praticar exercício de uma forma segura, móvel e simplificada. As plataformas digitais sabendo dos riscos pessoais e sociais associados ao sedentarismo e ao COVID-19 e da dificuldade no acesso aos ginásios e sítios de prática massificada de exercício disponibilizaram um conjunto de serviços associados à prática de exercício online. 

 

 

O que esperar?

Qualquer processo de exercício requer esforço e algum comprometimento.  Tanto o treino in loco como o treino on-line seguem os mesmos princípios e rege-se pelas mesmas regras aplicadas ao condicionamento físico e ao desenvolvimento das capacidades.

 

 “Espere os melhores resultados de um treino online conforme o seu nível de envolvimento”.

 

As vantagens de treinar on-line são inúmeras desde o fato da disponibilidade de horários, passando pela segurança de escolher o local de prática, o aspeto mobilidade de treino (por exemplo a economia de custos associados a deslocações e transporte), o fator social de exposição do seu próprio corpo (por exemplo situações de falta de confiança na imagem corporal)  

 

Quais os tipos de treino on-line?

Podemos dividir os treinos online em dois grandes grupos: os presenciais e os não presenciais.

Como o nome indica os presenciais envolvem a presença na relação de 2 partes, o treinador ou técnico de exercício e a pessoa que vai realizar o exercício.

Os treinos presenciais são realizados em direto e são programados e ministrados em função das capacidades físicas e objetivos de cada cliente.

Os treinos não presenciais são normalmente gravações ou planos de treino com objetivos determinados que estão disponíveis em acesso on-line. Muitos destes últimos estão disponíveis gratuitamente online e funcionam como exemplificação independentemente das capacidades físicas de quem os acede, outros ainda, são desenhados de uma forma personalizada e customizada ao cliente mas não controlados na execução in loco.

 

Como escolher? 

Muita da resposta a esta questão depende da sua experiência na prática de exercício. Para muitos indivíduos com algum conhecimento de exercício físico basta a coleta de alguns procedimentos de treino não presencial para terem sessões de treino satisfatórias do ponto de vista do condicionamento físico.

Contudo para uma grande parte da população a opção por um treino on-line presencial faz muito sentido e muita diferença, isto porque o seu conteúdo é personalizado e individualizado com base numa leitura e correção atenta do movimento em tempo real-

 

Como se preparar?

 

Só necessita de um smartphone para começar-se a aventurar num treino on-line.

A escolha depois é muito ampla e variada passando por  sites, apps ou chats de exercício individual ou em grupo nos quais poderá concretizar o seu treino.

Pode e deve começar por comprar algum material básico que servirá de suporte a qualquer treino como: tapete, peso livre, corda de saltar, bola de fitness, bandas elásticas variadas. O material descrito é uma boa base de suporte para o seu treino e para o instrutor que está do outro lado a prescrever e controlar o exercício.

 

Como avaliar?

Como qualquer avaliação deverá ponderar os custos e os benefícios de um treino on-line. Neste sentido é importante considerar e comparar a relação de estar a treinar on-line comparativamente por exemplo a um ginásio ou academia.

 

Alguns critérios a analisar:

 

 Tempo – considerar o tempo disponível para realizar exercício ao longo da semana quer seja on-line quer seja in loco; tempo de acesso ao treino on-line relativamente ao treino in loco; tempo útil de treino (prática efetiva de exercício) numa situação e noutra

 

Custos – verificar custo por treino (mensalidades ou sessões), custo de acesso ao treino (transporte, combustível, tempo ou internet).

 

Serviço – analisar a capacidade e disponibilidade de resposta do serviço prestado, verificando a qualidade do técnico de exercício centrando-se em critérios chave como: comunicabilidade, conhecimento, avaliação e correção do movimento durante a sessão de treino. Pode e deve cruzar sempre esta análise com o tempo útil de treino que abordamos anteriormente. 

 

Marque connosco – Treino On-line