Vocabulário da Obesidade.Taxa Metabólica Basal e Balanço Energético…O que é?

Na primeira publicação do nosso Blog Kilosfera ( Ver post: Aqui Estamos!)Já mencionamos a importância de uma informação clara e compreensível sobre tudo aquilo  que envolve este relevante problema de saúde.

Hoje iniciamos a primeira abordagem do Vocabulário da Obesidade onde esclareceremos os conceitos de todos os termos que são utilizados (alguns mais e outros menos) em relação a Pré-Obesidade / Obesidade. Termos que consideramos importante que sejam conhecidos e entendidos por todas as pessoas que desejam estar informadas em relação a este “mundo do excesso de quilos” (nossa Kilosfera).

Nesta primeira abordagem, definiremos os conceitos de Taxa Metabólica Basal e Balanço Energético.

        Taxa Metabólica Basal (TMB)

É a quantidade mínima de calorias que o corpo precisa para funcionar em estado de repouso, isto é, a energia mínima necessária para manter as funções básicas do nosso organismo (respiração, mastigação, sono …).

 Foi descrita em 1919 pelos médicos Harris e Benedict que desenvolveram uma equação, que tem o seu nome, e através da qual com o conhecimento de uma série de dados, podemos calcular as necessidades energéticas diárias basais. As nossas atividades físicas diárias, por mais sedentárias que sejam (levantar-se do sofá para ir a casa de banhos ou à cama, por exemplo),também envolvem um consumo calórico. Assim, se adicionarmos ao valor da Taxa Metabólica Basal as calorias necessárias que devemos aportar de acordo com o nosso nível de atividade física (sedentário, leve, moderado, intenso…), obtemos o valor das nossas Necessidades Calóricas Diárias. Este valor é muito importante para calcular quantas calorias a menos teremos que reduzir se o que queremos é perder peso.

Então:   TMB + Nível de Atividade Física = Necessidades Calóricas Diárias

 

           Balanço Energético :

Com este termo, referimo-nos ao equilíbrio que deve existir entre a quantidade diária de energia que aportamos com a alimentação e a quantidade de energia que gastamos diariamente com as nossas atividades (fisiológicas e físicas).

Quando este equilíbrio é alcançado, ou seja, quando contribuímos com a mesma quantidade de energia que gastamos, falamos de Balanço Energético Neutro. Neste caso, não haverá variações no nosso peso corporal.

O Balanço Energético Positivo ocorre quando contribuímos com mais calorias do que gastamos diariamente e, portanto, ocorre um aumento no peso corporal.

O Balanço Energético Negativo acontece quando contribuímos com menos calorias diárias do que precisamos e, nesse caso, o corpo usa as que tem de  reserva causando perda de peso.

Para complementar esta informação, recomendamos que consulte a nossa publicação  “Onde estão as calorias?”.https://www.terapiadaobesidade.pt/onde-estao-as-calorias/

Até Já!  E não esqueça: A Saúde é Atitude.